Foto: Rh2network/Wikimedia Commons/CC BY-SA 3.0
Data de publicação: 27/08/2024.
Pesquisadores entrevistados: Rodrigo Amaral, pós-doutorando em Engenharia Mecânica pela Poli-USP; Vitor Bertolin, mestre em Engenharia Mecânica pela Poli-USP; Bernardo Lemos, doutor pela Poli-USP.
Resumo: Pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP desenvolveram, em conjunto com a Agência USP de Inovação (Auspin), um método de monitoramento de escoamento de bolhas em um eletrolisador, a partir da visualização de imagens de sombras relacionadas no tempo e segmentação de intensidade.
“A patente é utilizada para analisar um reator que produz hidrogênio e oxigênio a partir da água. Nesses reatores, você tem que garantir que os produtos, quando produzidos em ambiente diferente, saiam de forma isolada, ou seja, não se misturem entre si”, explica Rodrigo Amaral, pós-doutorando em Engenharia Mecânica pela USP.