Link: https://oc.eco.br/pesquisadores-apontam-falhas-em-estudo-sobre-a-ferrograo/
Data: 19/03/2025
Resumo: Pesquisadores da Escola Politécnica da USP, do Centro de Sensoriamento Remoto e do Centro Tecnológico de Modelagem Ambiental da UFMG, além de especialistas do Observatório do Clima (OC) e do Instituto Socioambiental (ISA) apresentaram o parecer técnico “Ferrogrão: avaliação de impactos cumulativos e projeção de desmatamento” no dia 20/03 na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
No estudo, os autores apontam falhas e lacunas no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrogrão, principalmente na avaliação dos impactos cumulativos e na projeção de desmatamento. O documento também destaca a necessidade de avaliações estratégicas sobre os impactos do projeto, que integra um corredor logístico na região do interflúvio entre as bacias dos rios Xingu e Tapajós. O EVTEA foi divulgado pelo Ministério de Transportes em 2024.
A Ferrogrão é um projeto de ferrovia (EF-170) com extensão de 933 km e capacidade de transporte de até 52 milhões de toneladas de commodities agrícolas ao ano, que pretende interligar os municípios de Sinop (MT) e Itaituba (PA), no distrito portuário do Tapajós. O objetivo é ampliar o escoamento da produção de soja, milho, farelo de soja, óleo de soja e açúcar, além do transporte de produtos importados como fertilizantes e derivados de petróleo.