Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

https://lh7-rt.googleusercontent.com/docsz/AD_4nXdVYWidcTIDRqusmcxHnXi98pTvp5YhPHW5d_AISVb_w4lVNIDNy95KBxcyy9q2t1zcyGjyWun23NmuRKHyZUqltDBj03KocOi6OwcW4LLmYfPP8LygNLnMXY5f1DnzzSeWlf_Y9Q?key=Deow8QeRbc_vOzSNJ8CGcA

[Imagem: Pixabay]

 

Link:  https://teletime.com.br/08/05/2025/instituto-tim-apresenta-startups-criadas-por-universitarios/ 

 

Data: 08/05/2025

 

Docente entrevistado: O professor Marcos Barretto é membro do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

 

Resumo: O Instituto TIM apresentou 20 startups desenvolvidas a partir de TCCs de estudantes universitários durante o Academic Working Capital (AWC), programa de empreendedorismo científico do instituto. O projeto busca fomentar o empreendedorismo e transformar ideias em soluções de impacto, oferecendo capacitação, mentoria e aporte financeiro.

 

“O AWC incentiva estudantes no final da graduação a pensarem estrategicamente além da carreira acadêmica ou corporativa. O objetivo do Instituto TIM é fomentar o empreendedorismo transformando ideias em soluções de impacto que façam diferença no mercado. Com esta oportunidade de networking, os TCCs que, muitas vezes, acabariam engavetados, podem se tornar soluções reconhecidas – nacional e internacionalmente”, defende a head de ESG da TIM, Anna Carolina Meireles.

 

Já a Feira de Investimentos permite que os estudantes apresentem seus negócios a investidores e especialistas, buscando seu primeiro negócio. O AWC tem coordenação acadêmica da USP e foca no empreendedorismo científico.

 

“A Feira de Investimento representa um importante marco tanto para os estudantes quanto para toda a equipe envolvida no programa. Ao longo dos últimos nove anos, conseguimos formar equipes focadas e visionárias. Todas as startups estão preparadas para fechar seu primeiro negócio. Jogamos luz ao empreendedorismo científico por meio da análise de dados e da validação de hipóteses”, aponta o professor Marcos Barretto, membro do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).