06/04/2021 – Os ventiladores pulmonares criados pelo projeto Inspire, parceria da Escola Politécnica (Poli) da USP com a Marinha brasileira, atualmente, são utilizados em hospitais de 9 estados brasileiros para tratar pacientes com Covid-19. Ao todo estão sendo utilizados 300 respiradores que possuem um preço abaixo do mercado e foram aprovados em tempo recorde pelos órgãos reguladores devido a pandemia. O objetivo atual do projeto é produzir 500 respiradores até o dia 30 de maio para serem distribuídos por todo o país.

“Foi uma quebra de paradigma: mostrou que o ambiente da universidade é capaz de promover desenvolvimento rápido, que a fabricação não depende diretamente da indústria, já que a montagem é feita nas dependências da Marinha, pudemos ver o começo de uma cultura de filantropia, com a atitude belíssima de famílias e empresas que foram solidárias à ciência e à sociedade, e mostrou como usar doações do setor privado para o interesse da sociedade, dentro do ambiente acadêmico”, comenta o professor Raul González Lima, responsável pelo projeto.

Para ler a matéria completa do G1, acesse aqui.