Na Escola Politécnica (Poli) da USP, em breve, será construído o primeiro prédio brasileiro que utiliza a energia do solo para climatizar o ambiente. A construção é desdobramento de uma pesquisa realizada na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP que apontou o uso das fundações de edifícios como meio para a troca de energia térmica entre o prédio e o subsolo.

“A temperatura da região que vai desde a camada superficial da crosta terrestre até algumas centenas de metros de profundidade é resultado das interações naturais que ocorrem entre o ambiente externo e o interior da crosta. Assim, o solo funciona como uma espécie de bateria ou reservatório de energia térmica”, descreve a pesquisadora Thaise Morais, da EESC.

Leia na íntegra.

Repercussão na imprensa sobre primeiro edifício brasileiro climatizado com energia do solo, na Poli-USP

Esta página reúne os links de matérias sobre a o primeiro edifício brasileiro climatizado com energia do solo, que será construído na Escola Politécnica (Poli) da USP.