Em conjunto às ações de pesquisa e educação, a USP mantém diversas iniciativas, projetos e programas que fazem a ligação e parceria entre o ambiente acadêmico, organizações e a sociedade no geral. Por meio de editais existentes em todos os campi da Universidade, tanto na estrutura formal interna quanto por ações organizadas por alunas e alunos, existem projetos como o Núcleo de Empreendedorismo da USP, o NEU.

Criado na Escola Politécnica (Poli) da USP, o NEU tem a participação de alunos, pesquisadores e professores buscando o envolvimento e a capacitação de pessoas a empreenderem. Os cursos, projetos e eventos inclusos servem como incentivo e pontapé inicial; o empreendedorismo no nível universitário é construído por meio dos programas de pré-aceleração e aceleração de startups – empresas emergentes, que usam a inovação tecnológica e modelos de negócios passíveis de crescimento. Com atuação em todos os campi da Universidade e em todas as áreas do conhecimento, o NEU tem a marca de já ter alcançado 2.200 estudantes por meio de atividades, treinamentos e eventos.

“Entender as barreiras de entrada no ecossistema de empreendedorismo sendo uma estudante da Universidade facilita trabalhar pelos estudantes da USP, afinal, eu vivo ‘dores’ semelhantes”, afirma Isabela de Oliveira, aluna do curso de Engenharia Mecânica da Poli e membro do NEU.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.