28/07/2021 – O estudo do projeto ModCovid19, que contou com a contribuição do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) da USP, desenvolveu um modelo matemático que estima o aumento de casos da covid-19 na comunidade escolar com a reabertura das escolas. Segundo o modelo, o risco de contágio pode aumentar 1.141%, se as máscaras forem utilizadas incorretamente. Enquanto, se as medidas de segurança forem realizadas, como monitoramento de casos suspeitos, turmas alternadas e redução da carga horária efetiva, o risco será de 10%, o mínimo detectado pelo modelo.

Vitor Mori, doutor em Engenharia Biomédica pela Escola Politécnica (Poli) da USP e pesquisador na Universidade de Vermont, ressaltou que o estudo aponta que há medidas eficientes para a diminuição da contaminação por covid-19 e devem ser utilizadas em conjunto. Leia na íntegra.