FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A utilização da energia solar já tem sido historicamente aplicada no Brasil através da tecnologia de painéis fotovoltaicos [Foto: George Campos / USP Imagens]

A fim de buscar transições energéticas em fontes mais sustentáveis, a energia heliotérmica, ou termossolar, surge como uma alternativa importante e viável para o Brasil, que a utiliza por meio da tecnologia de painéis fotovoltaicos. Em outro caso, a inovadora concentrating solar power (CSP) concentra raios solares em um foco, armazenando energia térmica do sol em tanques, pelos quais passa água, gerando vapor e, posteriormente, energia elétrica. 

O Chile pode ser considerado um caso de sucesso na implementação da CSP, com seu parque de espelhos refletores localizado no deserto do Atacama. No caso do Brasil, a oferta de radiação direta é mais propícia em regiões do Nordeste, norte de Minas Gerais, Goiás e Tocantins. “O Brasil tem esse grande potencial solar para fazer a transição energética”, relata o professor José Roberto Simões Moreira, da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

Print Friendly, PDF & Email