FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

O professor Cláudio Barbieri destaca a maior flexibilização e a utilização de diversos meios de transporte como possíveis caminhos

16/05/2022 – Há alguns anos o transporte coletivo vem sofrendo com a queda no número de passageiros e ameaças de aumento no valor das tarifas, situação que foi agravada ainda mais após a chegada da pandemia. O professor Claudio Barbieri, do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP, analisa como é possível otimizar a atual rede de transportes em entrevista ao  Jornal da USP no Ar 1ª Edição.

De acordo com o professor, a pandemia alterou a lógica das redes de transporte, alguns tópicos como o receio das pessoas em utilizarem ônibus e Metrô lotados e a flexibilização dos horários de trabalho foram citados. Um dos principais problemas do transporte público são os horários de pico — momento em que as pessoas estão se deslocando para trabalhar e estudar. No restante do dia, a quantidade de veículos e viagens é menor. “A pandemia talvez ajude a diminuir um pouco esse chamados picos de transporte e com isso a gente tenha um sistema mais equilibrado do ponto de vista econômico”, relata.

Leia mais no Jornal da USP.

Print Friendly, PDF & Email