FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Com sede na Faculdade de Saúde Pública da USP, instituto vai contar com 38 pesquisadores de universidades de todo o Brasil e do exterior para trabalhar em pesquisas de excelência para solucionar um dos grandes desafios nacionais
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP foi escolhida para coordenar o novo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Combate à Fome. O instituto é um dos 58 INCTs criados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para trabalhar em pesquisas de excelência em áreas estratégicas ou na fronteira do conhecimento, visando a solução dos grandes desafios nacionais. Serão investidos cerca de R$ 324 milhões nos institutos que incluem temas como segurança alimentar, agricultura de baixo carbono, saúde única (one health), desigualdades e violência de gênero, inteligência artificial, nanofármacos, entre outras.

Com a proposta intitulada Combate à Fome: estratégias e políticas públicas para a realização do direito humano à alimentação adequada – Abordagem transdisciplinar de sistemas alimentares com apoio de Inteligência Artificial a FSP contará com 38 pesquisadores de áreas diversas, além de bolsistas de nível superior, de diversas universidades e instituições: Unicamp, Ufscar, Unifesp, UFSJ, UFRGS, UFF, UFG, UFAC e Facamp UFBA, UFS, e Embrapa.

Pela USP, participam, além da FSP, pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Faculdade de Medicina (FM), Escola Politécnica (Poli), Instituto de Estudos Avançados (IEA), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Escola de Comunicações e Artes (ECA), Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Também participam Universidades estrangeiras, como a University of Saint Joseph (USJ), de Macao na China, a University of Toronto, do Canadá, Newcastle University, da Inglaterra, Universidade de Lisboa e Universidade do Porto, ambas de Portugal. Leia mais.

Print Friendly, PDF & Email