FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

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Um novo sistema de pedágio, mais simples e com menor demanda de manutenção, está em fase de testes. Chamado de Free Flow,  ele funciona por meio do uso de uma tag, isto é, uma etiqueta eletrônica que pode ser colada, geralmente, no lado de dentro do carro, no parabrisa; ou também pela identificação da placa. Ou seja, é um sistema de livre passagem, sem as cancelas, e com uma cobrança mais proporcional ao número de quilômetros rodados.

Segundo o professor Claudio Barbieri, do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP, o Free Flow pode reduzir a tarifa do pedágio, além de diminuir os gargalos e os congestionamentos. “Hoje você não pode fazer uma praça de pedágio a cada cinco quilômetros, as praças de pedágio em geral estão distanciadas de 30 a 40 quilômetros. Muitas pessoas têm a sensação de que elas estão pagando muito pedágio. O modelo do free flow vai permitir uma cobrança mais justa, porque esse pórtico pode ser instalado a cada 5 km e acaba que a cobrança pode ser feita de maneira proporcional à distância percorrida”, explica o professor. Confira a matéria na íntegra.

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