MOÇÃO DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA POLITÉCNICA

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, instituição de ensino e pesquisa com mais de 125 anos de existência, foi criada com o objetivo de formar profissionais altamente qualificados e realizar pesquisa, extensão, serviços à comunidade e atividades de desenvolvimento científico e tecnológico para o benefício da sociedade brasileira.

A Escola atende milhares de alunos de graduação e de pós-graduação e abriga um número expressivo de laboratórios de relevância nacional e internacional realizando pesquisa, desenvolvimento e inovação. Essas atividades dependem, fortemente, do financiamento público para fomentar as parcerias e a transferência de tecnologias para diversos setores da sociedade, para a manutenção de suas instalações e para o oferecimento de bolsas de fomento para alunos, docentes e pesquisadores.

A Congregação da Escola Politécnica da USP entende que tais investimentos e sua continuidade são absolutamente estratégicos para o desenvolvimento econômico e social do país.

Tendo em vista os contingenciamentos anunciados pelo Governo Federal nos recursos destinados à educação, pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, esta Congregação vem a público manifestar indignação com esta decisão e a maneira como foi implementada, além da preocupação com suas consequências.

Vencerás pela ciência.

Aprovada pelos membros da Congregação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na reunião do dia 23 de maio de 2019