O professor Rafael Traldi Moura falou sobre o Projeto Piloto do curso de Engenharia Mecatrônica em Seminário na Escola Politécnica da USP
Na manhã da sexta-feira, dia 22 de novembro, a Escola Politécnica (Poli) da USP realizou o primeiro evento de seu Ciclo de Seminários da Comissão de Graduação, com o objetivo de divulgar as ações que estão sendo promovidas na Poli no sentido de modernizar o currículo.
Neste ano letivo de 2024, há duas propostas que estão em curso, dois projetos pilotos, no curso de engenharia mecatrônica e na engenharia elétrica. Neste primeiro evento, o professor Rafael Traldi Moura, coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica, relatou sua experiência.
O Presidente da Comissão de Graduação da Poli, Fernando Kurokawa, abriu o evento destacando a importância dessa iniciativa, já que a nova estrutura curricular atende às novas diretrizes curriculares (DCNs), estabelecidas em 2019. Estas diretrizes, explica o docente, dão ênfase ao ensino por competências, o que não significa desprezar os conteúdos, mas sim utilizar formas de ministrar aulas, montar os componentes curriculares de forma a gerar uma nova estrutura. “Para ensinar por competência é preciso o conteúdo”, destacou, de forma a desfazer uma possível compreensão incorreta deste processo.
Em seguida, o diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici, falou sobre a importância dos dois projetos pilotos, que considera experiências muito ricas. Ele ressaltou que o tema deve ser focado com bastante cuidado, porque a partir do ano que vem a Escola deve realizar essa mesma experiência já com um número muito maior de cursos. “Essa tendência vai passar a ser o padrão da Escola para o nosso primeiro ano. Então, temos muito a aprender porque o piloto é sempre feito com um universo pequeno de alunos e professores que estão mais diretamente envolvidos. Nós vamos ter um desafio quando [essas experiências] forem ampliadas para um número maior de cursos”. O diretor também enfatizou a relevância do evento para que professores que ainda não estão conhecendo esta realidade mais de perto tenham a oportunidade de se envolver, conhecer e conseguir trabalhar neste novo modelo.
Em seguida, o professor Rafael Traldi Moura realizou sua apresentação sobre o Projeto Piloto do curso de Engenharia Mecatrônica. Ele contou como foi toda a trajetória que levou ao projeto implementado neste ano de 2024, incluindo todos os colegas envolvidos e as experiências utilizadas como referência, inclusive sua experiência como aluno, o que o coloca em contato direto com a graduação da Poli desde 2006.
O docente explicou que, nas DCNs de 2019, a unidade de ensino fica responsável pelas políticas de capacitação docente, estrutura e acolhimento dos estudantes, enquanto compete à Comissão de Graduação e à coordenação dos cursos trabalhar o perfil do egresso e competências. “Isso era extremamente importante porque iria direcionar o novo curso. Quais competências, quais as habilidades? O que iríamos ensinar ao aluno, e o que fazer com aquele conhecimento?”.
Quanto ao perfil do egresso, os profissionais devem desenvolver suas habilidades de liderança, trabalho em grupo, planejamento, gestão, e aprendizado autônomo – que é estudar e aprender sozinho – e as soft skills. “Mas uma coisa que passa despercebida é que as DCNs já falavam sobre continuar oferecendo uma sólida formação técnica”. Ele detalhou que as maiores mudanças estão relacionadas às competências, e essas estão relacionadas ao conteúdo. Citando a frase do professor Nílson José Machado, da Faculdade de Educação da USP – “Uma competência é a soma de conhecimentos e um conjunto de habilidades mobilizam esses conhecimentos” – Moura ressaltou que não é possível ter uma habilidade sem ter o conhecimento agregado. “A habilidade nada mais é do que você pegar o conhecimento e usar ele para fazer algo”.
Para continuar acompanhando essas discussões, acompanhe a agenda de Seminários promovidos pela Comissão de Graduação. O próximo seminário, sobre Projeto Piloto do curso de Engenharia Elétrica, será realizado pelo professor Gustavo Rehder no dia 13 de dezembro, também a partir das 8h30, também no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, no Prédio da Administração da Poli. As inscrições podem ser feitas pelo link.