A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) abriu inscrições para o workshop “Integrative Research: challenges of complex systems for technological applications”, que abordará os desafios da pesquisa em sistemas complexos na área da Física e da Dinâmica – segmento da Mecânica que estuda o movimento de um corpo e suas causas para aplicação tecnológica. O encontro será realizado entre os dias 9 e 13 de março, nas dependências da Poli, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de fevereiro e estão abertas a qualquer jovem pesquisador do Estado de São Paulo.

Esse workshop é uma das 16 propostas selecionadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo British Council. Ambos lançaram em 2014 um edital para apoiar a realização de workshops em São Paulo em parceria com instituições do Reino Unido. O workshop sobre sistemas complexos é coordenado pelo diretor da Poli, José Roberto Castilho Piqueira, professor do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle. Do lado britânico, a coordenação será de Murilo da Silva Baptista, da Universidade de Aberdeen.

O encontro é uma oportunidade de reunir pesquisadores seniores renomados e jovens cientistas para estudar assuntos relacionados aos maiores desafios impostos atualmente pelos sistemas complexos, como a caracterização e quantificação de seus comportamentos; a modelagem das dinâmicas envolvidas nos sistemas; o entendimento das relações entre as estruturas de interligação dos subsistemas (redes) e o comportamento coletivo resultante; e o controle de sua dinâmica.

Nas palestras temáticas serão abordados conhecimentos de teorias de redes complexas, sincronização, informação, controle, jogos evolutivos, rede de sensores para caracterizar, modelar e controlar modelos de sistemas complexos relacionados à neurociência, redes ecológicas, redes de comunicação, agentes autônomos móveis em deslocamento de formação e redes de distribuição de energia. No que diz respeito às aplicações, os temas preferenciais são neurociência, power-grid, redes de sensores, redes ecológicas, redes de comunicação, e veículos autônomos em deslocamento de formação.

Para obter mais informações e acessar o formulário de inscrições basta ir ao endereço http://sites.poli.usp.br/eventos/integrative/.

*****************************

Atendimento à imprensa: