Prof. Dr. Ivan Gilberto Sandoval Falleiros – 2006-2010

ivan_falleirosExercício: 2006 a 2010

As áreas de Metalografia e Metalurgia Física são as especialidades do engenheiro metalúrgico Ivan Gilberto Sandoval Falleiros. Formado pela Poli em 1966, Falleiros, que é professor titular na Poli, tem sua vida acadêmica ligada à pesquisa nesses dois campos, orientando trabalhos sobre Cinética das Transformações de Fases, Tratamentos Térmicos, Deformação e Recristalização e Aços Altamente Ligados. Pelo conjunto de sua contribuição nessas áreas, recebeu da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, em 1985, o Prêmio Hubertus Colpaert.

Com mestrado e doutorado também realizados na Poli, viveu na Inglaterra entre 1971 e 1972 para concluir sua formação, obtendo pós-doutorado na Sussex University. Ao longo de sua vida profissional, Ivan Falleiros tem mesclado as atividades acadêmicas e de pesquisa com trabalhos nas áreas de Gestão Tecnológica (Tecnologia, Pesquisa, Desenvolvimento, Engenharia e Controle da Qualidade). De 1976 a 1997 foi responsável por setores de P&D, de Tecnologia, de Engenharia (Produto e Processos) e da Qualidade na empresa Aços Villares S.A.

Além das atividades realizadas na Escola, Ivan Falleiros é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Metais e do Conselho de Orientação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Preside também o Conselho Deliberativo do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP.