Poli Social organiza Trote Solidário para Semana de Recepção aos Calouros 2024
Como parte dos eventos da Semana de Recepção aos Calouros 2024, o grupo Poli Social organizou um Trote Solidário no dia 9 de março. O evento leva estudantes da Escola Politécnica da USP, principalmente os calouros, para a revitalização de uma escola de ensino público de forma voluntária.
Este ano, a iniciativa foi realizada na Escola Estadual Virgília Rodrigues Alves de Carvalho Pinto, e teve a participação de 52 pessoas.
Os voluntários chegaram na escola às 8h30, onde participaram de um café comunitário. Em seguida, após as orientações dos organizadores, iniciaram a revitalização da escola. A pintura foi até o fim da tarde, com um intervalo para o almoço.
“Organizar o Trote Solidário não é um trabalho fácil, mas vale a pena! É sempre um dia cheio mas muito divertido e animado também, realmente recarrega as energias pro resto do ano”, conta Sofia Bortolon, estudante da Engenharia Ambiental e integrante do Poli Social.
O Trote Solidário é organizado pelo Poli Social desde 2015, e busca quebrar a cultura violenta de trotes na universidade, organizando ingressantes e veteranos para colaborar em uma ação conjunta em prol do próximo.
O objetivo é apresentar os calouros à importância da ação social, de forma a estimular a formação de profissionais preocupados com o impacto social de seus trabalhos, que estejam dispostos a utilizar o conhecimento da universidade para ajudar a sociedade.
“Acho que além de ajudar a escola, nosso impacto maior vem de inspirar os alunos da Poli a serem a mudança também. Precisamos de mais engenheiros e líderes inspirados por causas sociais”.
“Estamos muito felizes pelo trabalho que realizaram, principalmente com os nossos alunos. A gente enxerga algo diferente quando há uma ação como esta. Nós agradecemos a oportunidade. Obrigada!”, agradeceu Lucila, a diretora da Escola após o evento.