FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Edição 2025 do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo – SIICUSP

Bem-vindo(a) ao site do SIICUSP 2025 na Escola Politécnica da USP!

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo – SIICUSP – é um evento realizado anualmente que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes de graduação da USP e de outras instituições nacionais e estrangeiras, bem como contribuir para a formação dos participantes.

O 33º SIICUSP será realizado em 2 fases, sendo a primeira no âmbito das Unidades da USP e a segunda em evento organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.

 

Primeira fase: 23 e 24 de setembro de 2025, na Escola Politécnica da USP, no prédio da Engenharia Mecânica, consulte o mapa.

 

Etapa Internacional: 26 e 27 de novembro de 2025

  • Serão selecionados para apresentação de pôster na Etapa Internacional do SIICUSP os
    trabalhos que se destacarem na Primeira Etapa de cada Unidade, totalizando até 10%
    dos trabalhos validados e apresentados pelo(s) autor(es).
  • Serão selecionados para comunicação oral na Etapa Internacional do SIICUSP os
    trabalhos que se destacarem tanto em conteúdo quanto em comunicação na Primeira
    Etapa de cada Unidade, totalizando até 10% dos trabalhos indicados para Etapa
    Internacional

 

É obrigatória a  participação de bolsistas PIBIC/PIBITI 2024 e alunos com IC/IT cadastrada no Atena, com ou sem fomento, conforme Resolução 7236/16.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site https://uspdigital.usp.br/siicusp/, das 09h00 de 21/07/2025 até às 23h59 de 25/08/2025, horário de Brasília.

Aluno USP: Como se inscrever?

Entre com sua senha única na área de acesso restrito (https://uspdigital.usp.br/siicusp/), e clique na opção “Trabalho” no menu à esquerda, e em seguida “Cadastrar trabalho“.

Aluno externo à USP: crie seu login no link.

Fique atento ao status da sua inscrição para que não fique incompleta e nem aguardando revisão.

Inscrições: das 09h00 de 21/07/2025 até às 23h59 de 25/08/2025, horário de Brasília, devem ser realizadas no site https://uspdigital.usp.br/siicusp/

As inscrições são realizadas pelos alunos e devem ser validadas pelo orientador dentro do período de inscrição.

Envio do vídeo: até 05 de setembro de 2025

Evento na Poli: 23 e 24 de setembro de 2025

Apresentação oral de pôster:  veja a agenda de apresentação de trabalhos

Etapa Internacional: 26 e 27 de novembro de 2025.

O evento na Poli será realizado em 2 dias, com sessões durante os períodos da manhã e da tarde. O evento será realizado no prédio de Engenharia Mecânica da Poli. Confira o endereço.

Em cada sessão, haverá 6 salas com 10 alunos, 2 avaliadores e o coordenador de sala.

Os trabalhos serão avaliados  por docentes, pós-doutorandos e pesquisadores colaboradores convidados pela Comissão de Pesquisa e Inovação.

O aluno terá, após seu credenciamento, meia hora para exposição do pôster, antes de sua apresentação oral. O aluno deverá permanecer durante todo o período de sua sessão.

Esse formato favorece para que os demais alunos da “sala” possam assistir à apresentação e arguição do colega sem que haja dispersão entre os participantes, mas não impedindo que os visitantes assistam as apresentações.

Os trabalhos do SIICUSP serão divulgados através de vídeos de 5 minutos, que os alunos gravarão e serão inseridos no YouTube da Poli.

Veja o lay-out do evento 

Os trabalhos serão divididos nas seguintes áreas:  Cidades Sustentáveis e Inteligentes; Energia; Engenharia para a Vida; Infraestrutura; Inovação na Indústria e Indústria 4.0; Transformação Digital e Inteligência Artificial.

A sua participação inclui:

-Entrega de resumo no momento da inscrição online, conforme edital; 

-Vídeo sobre sua IC/IT que será disponibilizado no site do YouTube Poli;

– Pôster para exposição no dia do evento;

– Apresentação oral de seu trabalho conforme Programação.

Instruções Gerais aos alunos autores/apresentadores

RESUMO

VÍDEO

PÔSTER

APRESENTAÇÃO

Cada aluno terá 5 minutos para apresentar seu trabalho durante a avaliação e haverá 10 minutos para a arguição, pelos 2 avaliadores. 
Os trabalhos deverão ser apresentados, obrigatoriamente, na forma de pôster, não sendo permitida apresentação em computador e/ou demonstração de equipamentos.

A avaliação será  feita conforme formulário anexo II  do Edital

Mesmo estando em intercâmbio, o estudante deve se inscrever e apresentar seu trabalho.

Os avaliadores entrarão em contato com o aluno para agendar a apresentação via web.

O aluno em intercâmbio não precisará apresentar um pôster, basta uma apresentação em PowerPoint.

A data de apresentação e avaliação serão realizadas de 22 a 26 de setembro.

Lista dos alunos em intercâmbio que apresentarão online – em breve