
Edição 2025 do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo – SIICUSP
Bem-vindo(a) ao site do SIICUSP 2025 na Escola Politécnica da USP!
O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo – SIICUSP – é um evento realizado anualmente que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes de graduação da USP e de outras instituições nacionais e estrangeiras, bem como contribuir para a formação dos participantes.
O 33º SIICUSP será realizado em 2 fases, sendo a primeira no âmbito das Unidades da USP e a segunda em evento organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.
Primeira fase: 23 e 24 de setembro de 2025, na Escola Politécnica da USP, no prédio da Engenharia Mecânica, consulte o mapa.
Etapa Internacional: 26 e 27 de novembro de 2025
- Serão selecionados para apresentação de pôster na Etapa Internacional do SIICUSP os
trabalhos que se destacarem na Primeira Etapa de cada Unidade, totalizando até 10%
dos trabalhos validados e apresentados pelo(s) autor(es). - Serão selecionados para comunicação oral na Etapa Internacional do SIICUSP os
trabalhos que se destacarem tanto em conteúdo quanto em comunicação na Primeira
Etapa de cada Unidade, totalizando até 10% dos trabalhos indicados para Etapa
Internacional
É obrigatória a participação de bolsistas PIBIC/PIBITI 2024 e alunos com IC/IT cadastrada no Atena, com ou sem fomento, conforme Resolução 7236/16.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site https://uspdigital.usp.br/siicusp/, das 09h00 de 21/07/2025 até às 23h59 de 25/08/2025, horário de Brasília.
Aluno USP: Como se inscrever?
Entre com sua senha única na área de acesso restrito (https://uspdigital.usp.br/siicusp/), e clique na opção “Trabalho” no menu à esquerda, e em seguida “Cadastrar trabalho“.
Aluno externo à USP: crie seu login no link.
Fique atento ao status da sua inscrição para que não fique incompleta e nem aguardando revisão.
Inscrições: das 09h00 de 21/07/2025 até às 23h59 de 25/08/2025, horário de Brasília, devem ser realizadas no site https://uspdigital.usp.br/siicusp/
As inscrições são realizadas pelos alunos e devem ser validadas pelo orientador dentro do período de inscrição.
Envio do vídeo: até 05 de setembro de 2025
Evento na Poli: 23 e 24 de setembro de 2025
Apresentação oral de pôster: veja a agenda de apresentação de trabalhos
Etapa Internacional: 26 e 27 de novembro de 2025.
O evento na Poli será realizado em 2 dias, com sessões durante os períodos da manhã e da tarde. O evento será realizado no prédio de Engenharia Mecânica da Poli. Confira o endereço.
Em cada sessão, haverá 6 salas com 10 alunos, 2 avaliadores e o coordenador de sala.
Os trabalhos serão avaliados por docentes, pós-doutorandos e pesquisadores colaboradores convidados pela Comissão de Pesquisa e Inovação.
O aluno terá, após seu credenciamento, meia hora para exposição do pôster, antes de sua apresentação oral. O aluno deverá permanecer durante todo o período de sua sessão.
Esse formato favorece para que os demais alunos da “sala” possam assistir à apresentação e arguição do colega sem que haja dispersão entre os participantes, mas não impedindo que os visitantes assistam as apresentações.
Os trabalhos do SIICUSP serão divulgados através de vídeos de 5 minutos, que os alunos gravarão e serão inseridos no YouTube da Poli.
Veja o lay-out do evento
Os trabalhos serão divididos nas seguintes áreas: Cidades Sustentáveis e Inteligentes; Energia; Engenharia para a Vida; Infraestrutura; Inovação na Indústria e Indústria 4.0; Transformação Digital e Inteligência Artificial.
A sua participação inclui:
-Entrega de resumo no momento da inscrição online, conforme edital;
-Vídeo sobre sua IC/IT que será disponibilizado no site do YouTube Poli;
– Pôster para exposição no dia do evento;
– Apresentação oral de seu trabalho conforme Programação.
Instruções Gerais aos alunos autores/apresentadores
RESUMO
Instruções sobre a elaboração do resumo – exigido no momento da inscrição
VÍDEO
Instruções para a elaboração do vídeo
Modelo de apresentação para apoiar a gravação do vídeo -em breve
Formulário para envio do vídeo
Veja aqui os vídeos dos trabalhos apresentados no SIICUSP 2024
PÔSTER
APRESENTAÇÃO
Cada aluno terá 5 minutos para apresentar seu trabalho durante a avaliação e haverá 10 minutos para a arguição, pelos 2 avaliadores.
Os trabalhos deverão ser apresentados, obrigatoriamente, na forma de pôster, não sendo permitida apresentação em computador e/ou demonstração de equipamentos.
A avaliação será feita conforme formulário anexo II do Edital
Mesmo estando em intercâmbio, o estudante deve se inscrever e apresentar seu trabalho.
Os avaliadores entrarão em contato com o aluno para agendar a apresentação via web.
O aluno em intercâmbio não precisará apresentar um pôster, basta uma apresentação em PowerPoint.
A data de apresentação e avaliação serão realizadas de 22 a 26 de setembro.
Lista dos alunos em intercâmbio que apresentarão online – em breve