FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Desafio do Marshmallow: Calouros da Poli-USP participam de atividade integrativa construindo estruturas com materiais simples e trabalho em grupo

Uma das atividades propostas para a recepção dos calouros e calouras da Escola Politécnica da USP de 2024 envolveu a construção de estruturas com macarrão, Marshmallow, fita adesiva e barbante

Na Recepção aos ingressantes da Escola Politécnica da USP de 2024, os calouros, futuros engenheiros, chegaram às salas dos departamentos e se depararam com um desafio. Os professores propuseram o “Desafio do Marshmallow”, uma atividade integrativa que tem como objetivo a construção de uma estrutura feita com macarrão, fita adesiva e barbante, que deveria sustentar um marshmallow em seu ponto mais alto. Os alunos foram divididos em grupos, e ganhava a equipe que construía a maior estrutura. 

O Desafio do Marshmallow foi realizado com o objetivo de apresentar a Escola e o curso de engenharia de forma lúdica e leve, em contraposição ao conceito de que estudo de engenharia é muito abstrato e complicado. 

A atividade pretendia, também, despertar a motivação intrínseca dos estudantes, de forma a desenvolver suas competências e apresentá-lo ao prazer da descoberta sem focar apenas nos resultados de avaliações. 

“Com esse desafio, destaca-se a importância de buscar novas formas de resolução de problemas e de organização do pensamento apresentando o cenário do trabalho de um engenheiro que hoje é um elo de uma grande corrente. Em um ambiente participativo – o aluno precisou idear, “prototipar”, avaliar e desenvolver sua capacidade de trabalhar em equipe, com criatividade e empatia preparando-se para os desafios nos trabalhos de engenharia”, escreveram os professores Osvaldo Shigueru Nakao e José Aquiles Baesso Grimoni, no artigo “Como motivar o ingressante de escola de engenharia para o trabalho em equipe”, apresentado no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e V Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE, em 2022. 

Confira o artigo completo com a metodologia e resultados da atividade no link

Após a atividade integrativa, os calouros foram recebidos pela Comissão de Ciclo Básico no prédio do Biênio, onde foram introduzidos as disciplinas do primeiro ano de curso e encerrando a manhã do 2º dia. 

Print Friendly, PDF & Email