A Poli Social é um grupo de extensão da Poli voltado para a ação social, fornecendo consultoria gratuita para ONGs e Instituições do terceiro setor, e organizando palestras e atos voluntários, promovendo também o encontro do politécnico com outras realidades, a fim de aproximá-lo da causa social.

Neste ano de 2019, realizaremos a terceira edição do evento Semana Social, que ocorrerá durante os dias 27 a 31 de Maio na Escola Politécnica da USP e terásustentabilidade como tema central.

CRONOGRAMA:

Segunda-feira (27/05) – Alimentação

► Mesa Redonda – Impactos do Desperdício de Alimentos

Nesse dia, discutiremos os fatores que causam os dados alarmantes de desperdício de alimentos, bem como formas de solucioná-lo, em parceria com Empresas e ONG’s que lidam com esse problema diariamente.

Participantes:

– ONG Banco de Alimentos: Gabriel Monteiro, liderança da área de comunicação da ONG.

– EcoFood: Isadora Azzalin, gerente da sede São Paulo.

Terça-feira (28/05) – Moda

► Mesa Redonda – Impactos da Indústria da Moda

A Mesa Redonda contará com discussão sobre o tema da moda sustentável, slow fashion e o impacto da indústria da moda sobre a sociedade e o meio ambiente.

Participantes:

– Fashion Revolution: Elisa Tupiná, atua como coordenadora de comunicação do movimento.

– Pantys: Emily Ewell, fundadora e CEO da marca.

– Narooma: Raissa Prodocimo, Sócia da marca.

– Marina Colerato: Fundadora da ferramenta de inspiração Modefica e da agência Futuramoda.

Local: Anfiteatro da Engenharia de Produção –

► Brechó Beneficente

Durante o dia, será realizado um brechó no vão do Biênio, com peças incríveis a preço acessível, onde todo o dinheiro arrecadado será revertido à ONG Banco de Alimentos.

Local: Vão do Prédio do Biênio

Quarta-feira (29/05) – Cultura

► Mesa Redonda – Consumo Consciente

Na Mesa Redonda serão discutidos tópicos como o impacto ambiental causado pelo excesso de lixo, o sistema linear de produção contemporânea e a adoção de um consumo mais consciente.

Participantes:

– Uma Vida Sem Plástico: Lívia Humaire, fundadora do primeiro espaço zero desperdício do Brasil.

– B.Live: Marca de produtos sustentáveis com produção local que visa um mundo lixo zero.

– Casa Jardim Secreto: Feira itinerante de produtos naturais que visa promover a troca e a transformação entre pessoas e ideias.

► Workshop – Hidratante Labial Natural

Nesse Workshop, aprenderemos a fazer um hidratante labial a partir de produtos naturais do cotidiano com a Mariana Brandani, fundadora da marca Alecrim Dourado de cosméticos naturais, artesanais e veganos.

Local: Sala C1-10 do Prédio do Biênio

Horário: 12h20 às 13h

Quinta-feira (30/05) – Inovação & Meio Ambiente

► Mesa Redonda – Empresas e Selos Sustentáveis

Discussão sobre o que é ser sustentável, o que é sustentabilidade e como podemos considerar algo sustentável. Participação de Selos de classificação sustentável, bem como de marcas e serviços que já obtiveram tal reconhecimento.

Participantes:

– Eu Reciclo: Cinthia Nogueira, estagiária em marketing de conteúdo, e Stephanie Oliveira, analista de design.

– Positiv.a: Alex Seibel, sócio fundador da marca, cuida da estratégia de crescimento e imagem institucional da marca.

Horário: 11h às 12h30

►Visita – Pátio Malzoni (Prédio Sede da Google Br.)

Local: Avenida Brigadeiro Faria Lima, n° 3.477

Chegada: 16h

Saída: 18h

Sexta-feira (31/05) – Ato Voluntário

► Atividade Interativa de Educação Ambiental com Crianças.

Nesse dia, iremos à EMEF Prof. Roberto Mange, para levar conhecimentos sobre meio ambiente e reciclagem à 50 crianças, numa dinâmica interativa em parceria com a Poli Recicla.

Local: EMEF Prof. Roberto Mange

Chegada: 13h15min

Saída: 16h40min

*Possui vagas limitadas.

É necessário inscrição para todos os eventos no link abaixo:

► Ao final de cada mesa redonda haverá um sorteio de um Kit Sustentável, contendo uma carteira da Dobra, um pote de pó dental da Ekilibre Amazônia, um copo reutilizável retrátil da Silicup – Copo Reutilizável e um canudo de inox.

► Durante a Semana Social, estaremos arrecadando lacres de alumínio a serem doados ao Instituto Entre Rodas, estes devem ser entregues à organização do evento durante as atividades ou entrando em contato através da página da Poli Social. A pessoa que juntar mais lacres ganhará um Kit Sustentável + Kit Oceano Limpo da Positiv.a.

► Haverá Coffee Break no final de cada evento (com exceção da visita).