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A partir de 2025, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da USP receberá pedidos de alteração da situação das bolsas CAPES/Demanda Social – DS, referente ao cadastramento, cancelamento, suspensão e reativação de bolsistas. Os pedidos de foco são os referentes aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) e aos Programas Institucionais de Pós-Doutorado (PIPDs).

 

Quanto à Demanda Social, restrita aos PPGs vinculados ao campus da capital, os pedidos de reativação de bolsa deverão ser solicitados pela Comissão de Bolsas do PPG, informando o motivo e o mês de reativação da bolsa. Os dados do Coordenador do PPG e do bolsista devem estar devidamente atualizados para agilizar o processo de cadastramento no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA), que estará aberto durante um período reduzido nos meses de março e dezembro de 2025*. 

 

Confira o calendário: 

 

Janeiro – dia 10 de janeiro de 2025

Fevereiro – dia 7 de fevereiro de 2025

Março* – dia 14 de março de 2025

Abril – dia 7 de abril de 2025

Maio – dia 9 de maio de 2025

Junho – dia 9 de junho de 2025

Julho – dia 10 de julho de 2025

Agosto – dia 8 de agosto de 2025

Setembro – dia 9 de setembro de 2025

Outubro – dia 9 de outubro de 2025

Novembro – dia 7 de novembro de 2025

Dezembro* – dia 24 de novembro de 2025

 

Os requerimentos dos bolsistas deverão ser encaminhados por e-mail com o envio da Declaração de Acúmulos devidamente preenchida e assinada pelo aluno e pelo coordenador do PPG. O documento deverá ser encaminhado com o formulário de “Cadastramento de Bolsistas”, mesmo aos alunos sem vínculo ou outros rendimentos. 

 

Para envio dos pedidos:

 

  • Envie o pedido para os endereços de e-mail: rcolombo@usp.br  e  patferreira@usp.br;
  • No assunto do e-mail, esteja identificado tratar-se de  bolsa Demanda Social e o nome do PPG;
  • O Termo de Compromisso do bolsista não é para ser enviado para a PRPG . Este documento fica com a Comissão de Bolsas do PPG e, quando houver necessidade, o PRPG entrará em contato;
  • Pedidos enviados após as datas constantes do calendário, só serão implementados no mês subsequente;
  • As bolsas só poderão ser implementadas se o aluno estiver  cadastrado na Plataforma Sucupira.