A partir de 2025, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da USP receberá pedidos de alteração da situação das bolsas CAPES/Demanda Social – DS, referente ao cadastramento, cancelamento, suspensão e reativação de bolsistas. Os pedidos de foco são os referentes aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) e aos Programas Institucionais de Pós-Doutorado (PIPDs).
Quanto à Demanda Social, restrita aos PPGs vinculados ao campus da capital, os pedidos de reativação de bolsa deverão ser solicitados pela Comissão de Bolsas do PPG, informando o motivo e o mês de reativação da bolsa. Os dados do Coordenador do PPG e do bolsista devem estar devidamente atualizados para agilizar o processo de cadastramento no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA), que estará aberto durante um período reduzido nos meses de março e dezembro de 2025*.
Confira o calendário:
Janeiro – dia 10 de janeiro de 2025
Fevereiro – dia 7 de fevereiro de 2025
Março* – dia 14 de março de 2025
Abril – dia 7 de abril de 2025
Maio – dia 9 de maio de 2025
Junho – dia 9 de junho de 2025
Julho – dia 10 de julho de 2025
Agosto – dia 8 de agosto de 2025
Setembro – dia 9 de setembro de 2025
Outubro – dia 9 de outubro de 2025
Novembro – dia 7 de novembro de 2025
Dezembro* – dia 24 de novembro de 2025
Os requerimentos dos bolsistas deverão ser encaminhados por e-mail com o envio da Declaração de Acúmulos devidamente preenchida e assinada pelo aluno e pelo coordenador do PPG. O documento deverá ser encaminhado com o formulário de “Cadastramento de Bolsistas”, mesmo aos alunos sem vínculo ou outros rendimentos.
Para envio dos pedidos:
- Envie o pedido para os endereços de e-mail: rcolombo@usp.br e patferreira@usp.br;
- No assunto do e-mail, esteja identificado tratar-se de bolsa Demanda Social e o nome do PPG;
- O Termo de Compromisso do bolsista não é para ser enviado para a PRPG . Este documento fica com a Comissão de Bolsas do PPG e, quando houver necessidade, o PRPG entrará em contato;
- Pedidos enviados após as datas constantes do calendário, só serão implementados no mês subsequente;
- As bolsas só poderão ser implementadas se o aluno estiver cadastrado na Plataforma Sucupira.