O curso EAD sobre Saúde Planetária, oferecido pelo TelessaúdeRS, núcleo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),  será lançado amanhã (19), às 18h,  em evento online no Canal do Youtube  do TelessaúdeRS (UFRGS). Este curso já era oferecido em português desde 2020 pelo TelessaúdeRS, sendo adaptado para versão em inglês pela  Planetary Health Alliance, entidade sediada na Universidade de Harvard, institutos de pesquisa e entidades governamentais de todo o mundo comprometidas em compreender e abordar as mudanças ambientais globais e seus impactos na saúde.

Saúde Planetária é uma nova área interdisciplinar voltada para identificação dos impactos e distúrbios causados pelos seres humanos nos sistemas naturais do planeta. Esse novo campo de estudos está preocupado em desenvolver abordagens inovadoras, com a presença de diferentes áreas e setores, para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas e sistemas naturais.

Pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP integram o Grupo de Pesquisa em Saúde Planetária (GSP), chefiado pelo e o professor da Poli Antonio Mauro Saraiva, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, dedicado a estudos nesse novo campo.