Rafael Ribeiro Plácido, ex-aluno do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), ganhou o IGS Student Awards pelo seu artigo “Field and laboratory time-dependent behaviors of nonwoven geotextiles in reinforced soil walls”. Rafael elaborou o artigo com base em sua tese de Doutorado “Análises de campo e laboratório do comportamento ao longo do tempo de muros de solos tropicais finos reforçados com geossintéticos”, que teve o professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Poli,  Marcos Massao Futai, como orientador.

O  IGS Student Awards ocorreu em 2020 na 4ª Conferência Panamericana de Geossintéticos (GeoAmericas), sediada no Rio de Janeiro. A premiação é internacional e agracia, a cada quatro anos, o melhor trabalho referente ao tema Geossintéticos. O objetivo do prêmio é disseminar o conhecimento e melhorar a comunicação e compreensão sobre  geotêxteis, geomembranas e tecnologias associadas entre jovens estudantes de Engenharia Geotécnica e Engenharia Ambiental pelo mundo. O vencedor  apresenta seu trabalho em uma conferência internacional de geossintéticos e  recebe um prêmio em dinheiro, para cobrir os custos de sua participação.

Geossintéticos são produtos sintéticos utilizados obras de terra, nas quais um alto nível de durabilidade é exigido

Acesse a tese aqui.