Candidato selecionado irá atuar em um projeto de pesquisa dentro da USP, na capital paulista.

O Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), centro de pesquisa sediado na Escola Politécnica da USP, na capital paulista, abriu vaga para contratar um analista de sistemas e desenvolvedor de software em computação de alto desempenho. O candidato selecionado irá  colaborar com pesquisadores em um projeto de pesquisa e desenvolvimento, financiado por empresa privada do setor de óleo e gás. O contrato de trabalho será em regime de CLT, com 40 horas semanais, salário e benefícios compatíveis com a função.

O profissional trabalhará junto com professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, alunos de pós-graduação e graduação, no desenvolvimento de softwares para modelagem de fenômenos físicos e solução de problemas inversos. Além de preparar dados e scripts para execução de simulações, será responsável pela administração e manutenção de ambiente de hardware e software utilizado pela equipe; administrará contas de serviços de computação em nuvem (AWS, Google, Azure); e cuidará do treinamento em ferramentas de software e uso de sistemas.

É necessário ter graduação em Matemática, Física, Computação ou Engenharia, fluência em inglês (falado e escrito), além de conhecimentos em: operação e gerenciamento de clusters para HPC; operação e gerenciamento de serviços de computação em nuvem (AWS, Google, Azure); Linux: programação e administração; programação científica em C/C++ e Python, incluindo o uso de ferramentas de teste e profiling; containers (Docker e Singularity); programação em CUDA/GPU; programação paralela: OpenMP, Open MPI. É desejável experiência em geofísica, conhecimentos em data science skills, design de web pages (WordPress), modelagem e programação de bancos de dados (incluindo bancos não relacionais).

Inscrições neste link https://www.rcgi.poli.usp.br/opportunities/application-form-rcgi, com preenchimento de formulário, envio de currículo e indicação da vaga (REF 21SAD124 – STMI).

Sobre o RCGI: O FAPESP SHELL Research Centre for Gas Innovation (RCGI) é um centro de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Shell. Conta com cerca de 400 pesquisadores que atuam em 46 projetos de pesquisa, divididos em cinco programas: Engenharia; Físico/Química; Políticas de Energia e Economia; Abatimento de CO2; e Geofísica. O centro desenvolve estudos avançados no uso sustentável do gás natural, biogás, hidrogénio, gestão, transporte, armazenamento e uso de CO2. Saiba mais em: https://www.rcgi.poli.usp.br/pt-br/

ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Acadêmica Agência de Comunicação