Data e horário: 22 de junho de 2021.

Organização: Instituto de Estudos Avançados da USP.

Programação: neste link.

Confirmação dos participantes: neste formulário.

Descrição:  A partir da iniciativa conjunta da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência e da Cátedra de Educação Básica, o evento será a primeira sessão de uma série que está sendo promovida pelo IEA. O objetivo é debater as relações entre a universidade e a sociedade no mundo contemporâneo, focando nas noções de cátedra como mecanismo de sinergia acadêmica e potencial para atuação transformadora da universidade e sociedade.

O tema “Sobre a Universidade: Crítica com Alma” é uma alusão à exposição on-line em cartaz no IEA-USP “About Academia” do artista catalão/espanhol Antoni Muntadas e ao ensaio “Crítica com alma”, de Pedro Meira Monteiro, publicado pela revista Piauí (edição de junho/2021) sobre a vida e obra do professor, historiador, crítico literário e membro da Academia Brasileira de Letras, Alfredo Bosi. Falecido em abril deste ano aos 84 anos, Bosi teve uma trajetória acadêmica totalmente vinculada à USP, em relação especial com o IEA, onde foi editor da revista “Estudos Avançados” por 30 anos.