São 80 disciplinas de graduação – a grande maioria sem exigência de pré-requisitos – e 590 vagas para alunos de toda a USP; matrícula começa no dia 12

Começa hoje (dia 12) e segue até o dia 19 de julho a primeira interação de matrícula em disciplinas do segundo semestre de 2021. É na primeira interação que os estudantes participam da seleção de disciplinas e turmas que desejam cursar.

Para o segundo semestre, os Departamentos de Ensino da ECA irão oferecer 80 disciplinas optativas livres, abertas a todas as unidades de ensino da USP, num total de 590 vagas. Estudantes da Faculdade de Educação (FE), Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (FEA), Instituto de Matemática e Estatística (IME), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) têm vagas exclusivas em algumas destas disciplinas. Já os alunos da ECA têm vagas exclusivas em 49 disciplinas livres, num total de 405 vagas somente para ecanos e ecanas.

As disciplinas livres da ECA abordam temas variados ligados às áreas de Comunicação, Cultura, Ciências da Informação e Mídia. São exemplos as disciplinas Aspectos da Música Popular Brasileira, Práticas performativas, Marketing (geral ou aplicada às áreas da Publicidade e do Turismo), Produção de Games, Mídia, Arte e Educação, Jornalismo Científico, Produção Audiovisual (com diferentes enfoques), Projetos em Fotografia Documental e muitas outras.

Confira a relação completa de disciplinas, turmas, horários e vagas em disciplinas optativas livres da ECA no segundo semestre de 2021.

Como fazer a matrícula

A matrícula nas disciplinas livres da ECA é interativa e deve ser efetuada pelo sistema Júpiter Web. É possível buscar as disciplinas oferecidas por Unidade, pela sigla ou parte do nome. A segunda interação – quando a matrícula será efetivamente consolidada – será realizada no dia 26 de julho. É necessário inscrever-se em, ao menos, uma das interações de matrícula. As aulas terão início no dia 9 de agosto em formato remoto.