FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

O Centro de Inteligência Artificial, um Centro de Pesquisa financiado pela FAPESP e IBM Research e com sede na USP, está oferecendo uma bolsa de Pós-Doutorado em Physics-Informed Machine Learning (PIML), aplicada ao meio ambiente. O objetivo é investigar diferentes arquiteturas PIML para prever a ocorrência de eventos extremos de marés e ressacas no litoral de Santos. 

Como problema de grande impacto, tais eventos acontecem periodicamente, causam transtornos e transmitem perigos à população santista. Além disso, interrompe a operação do porto de Santos, o mais importante do País, também propiciando riscos de acidentes com embarcações. O uso de modelos matemáticos e de hidrodinâmica costeira, associado a uma longa série de dados medidos por equipamentos instalados na região, permitirão desenvolver modelos mais precisos em relação à previsão de tais eventos.

A bolsa de Pós-Doutorado é voltada a cientistas que tenham obtido o título de doutor há menos de 7 anos, no País ou no exterior, com desempenho destacado; para contribuição em pesquisas, em desenvolvimento de sistemas, análises, no auxílio ao orientar alunos, na escrita e na publicação de artigos em conferências e periódicos de impacto. O bolsista deverá apresentar capacidade demonstrada de pesquisa na área da chamada, ser uma pessoa proativa e motivada, ter boas habilidades de comunicação oral e escrita em inglês e apresentar capacidade de trabalho em equipe. É desejável boa formação em aprendizado de máquina e dinâmica dos fluidos. 

O bolsista selecionado ficará no espaço do C4AI no prédio do InovaUSP, no campus da USP São Paulo capital (após restrições relativas à pandemia), integrando o grupo KELM – Knowledge-Enhanced Machine Learning, sob a supervisão dos professores: Anna Helena Reali Costa (Poli-USP), Eduardo Aoun Tannuri (Poli-USP), Edson Satoshi Gomi (Poli-USP) e Marcelo Dottori (IO – USP).

Para concorrer a esta posição, aberta a brasileiros e estrangeiros, os candidatos devem enviar os seguintes documentos para o e-mail c4ai-keml@usp.br, com o assunto “Bolsa PD em PIML”, em um único arquivo PDF:

  • Carta de intenções indicando a razão de interesse na bolsa e declarando sua disponibilidade de dedicação exclusiva ao projeto;
  • Currículo completo atualizado;
  • Além disso, devem ser enviadas pelo menos duas cartas de recomendação, em inglês ou português, de outros pesquisadores. Deve ser enviada diretamente para o e-mail c4ai-keml@usp.br pelos próprios pesquisadores com o assunto “Recomendação para Bolsa PD em PIML de <nome do candidato>.

A data limite para as inscrições é dia 15 de agosto de 2021, e deverá ser feita pelo mesmo e-mail já fornecido acima.

Print Friendly, PDF & Email