FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

I Workshop de Bioeconomia promovido pela FEAUSP e INPA acontece de 2 a 4 de agosto. Objetivo é elencar prioridades e metodologias para o estudo das cadeias de valor da biodiversidade na Amazonia.

A FEA/USP e o INPA realizam, entre os dias 02 e 04 de agosto de 2021, o I Workshop de Bioeconomia com foco na geração de emprego, renda e bem-estar. O workshop tem por objetivo elencar prioridades e metodologias para o estudo da biodiversidade na Amazônia. Serão apresentados e discutidos modelos para a análise dos componentes das cadeias de valor. No encontro, que conta com a participação de Luiz Eugenio Mello, diretor científico da FAPESP, serão compartilhadas metodologias para identificar fatores inibidores e propulsores da sustentabilidade que levem a ações que promovam a geração de emprego, renda e bem-estar. O evento é público e gratuito. A inscrição deve ser feita no próprio site do projeto: https://bioeconomia.fea.usp.br/

Durante o workshop, além dos modelos e metodologias, serão debatidas a sustentabilidade financeira de reservas extrativistas, a bioeconomia do cacau amazônico, o desenvolvimento de competências em cadeias de valor e as ferramentas de formação para gestão de empreendimentos rurais. Os temas serão apresentados por Maria Sylvia Macchione Saes, Graziella Maria Comini, Lucas Xavier, Vanessa Pinsky, todos da FEA/USP, Izabel Seabra, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de Tatiana Balzon, da Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ) e Cláudia de Souza, do Programa CapGestão Amazônia.

Integram a programação do I Workshop os seguintes projetos realizados no âmbito do acordo de cooperação Fapesp/Fapeam (https://fapesp.br/14005/chamada-de-propostas-fapeam-fapesp-2020 ): Compostos bioativos de plantas alimentícias para produtos com apelo funcional, coordenado por Glaucia Maria Pastore, da Faculdade de Engenharia de Alimentos/Unicamp e Valdely Ferreira Kinupp, do Instituto Federal da Amazônia (IFAM); Estratégias silviculturais para o manejo e conservação de florestas tropicais secundária, coordenado por Mário Tommasiello Filho ,da ESALQ/USP e Marciel Ferreira, da Universidade Federal da Amazonia (UFAM); Integração da cadeia de fitoterápicos amazônicos, coordenado por Maria Beatriz Machado Bonacelli, do DCP/Unicamp e Jorge Ivan Porto, do Instituto Nacional da Amazônia.

I Workshop de Bioeconomia INPA/FEA/USP

De 02 a 04 de agosto, das 11h00 às 12h30 e 16h00 às 17h30

Responsáveis: Adalberto Val (INPA) e Jacques Marcovitch (FEA/USP)

Realização: Projeto Bioeconomia FEA/USP/FAPESP – INPA/FAPEAM

Informações: https://bioeconomia.fea.usp.br/

Programação completa: https://bioeconomia.fea.usp.br/i-workshop-de-bioeconomia/

Inscrições: https://forms.gle/Vhyn1nB8BYUdj3YC8

Print Friendly, PDF & Email