Depois de trinta anos de docência em cursos de graduação e pós-graduação ministrando disciplinas na área de processos físico-químicos, tratamento de águas de abastecimento e qualidade da água, o professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental,  Sidney Seckler Ferreira Filho, percebeu que muitos assuntos de grande importância para a solução de problemas de engenharia e ambientais se encontravam dispersos em inúmeros textos e publicações em áreas diversas e nem sempre estando em uma linguagem de fácil acesso aos alunos e profissionais da área. Desta forma, Princípios, Fundamentos e Processos em Engenharia Ambiental tem por objetivo oferecer subsídios aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação na área ambiental de modo a complementar a sua formação em uma série de tópicos que apresentam grande relevância na solução de uma grande gama de problemas ambientais.

O livro possui um total de 11 capítulos, abordando equilíbrio e cinética química, balanço de massa e reatores ideais, reatores não ideais, fundamentos de química aquática, reatores heterogêneos e transferência de massa, processos biológicos, processos de adsorção, processos de arraste com ar, precipitação química, oxidação química e desinfecção.

A principal abordagem do livro é introduzir os principais assuntos estudados com fundamentos teóricos mínimos necessários ao seu entendimento, seguido de inúmeros exemplos de cálculo de forma que os todos conceitos possam ser definidos com clareza, permitindo aos alunos de graduação, pós-graduação e profissionais na área ambiental adquirir ferramentas que possibilitem a solução de uma grande variedade de problemas de engenharia. O livro contém um total de 112 exemplos de cálculo, sendo apresentados problemas reais de engenharia em grande parte vivenciados pelo autor ao longo de sua vida profissional. Todos os exemplos são resolvidos passo a passo, de forma que haja um perfeito entendimento por parte do leitor acerca dos principais passos e etapas envolvidas em sua solução.

O livro pode ser empregado em cursos de graduação, pós-graduação e também por profissionais que militam na área ambiental, procurando oferecer um conjunto de ferramentas básicas e técnicas para a solução de problemas de engenharia e conferindo um caráter mais prático e objetivo na análise de sistemas ambientais de engenharia e sistemas ambientais naturais.

O livro pode ser obtido gratuitamente em pdf neste site.