Nome do evento: “Como escrever e publicar artigos de alto impacto”.

Data e horário: 17 de setembro (sexta-feira), das 10h30 às 12h30.

Organização: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP – Polo São Carlos.

Transmissão: ao vivo no YouTube, neste link.

Na atualidade, a comunicação da ciência representa um desafio que se inicia com o projeto de pesquisa e alcança os cientistas primordialmente a partir da publicação de um artigo internacional. O gênero científico possui especificidades que requerem não apenas originalidade como também o desenvolvimento de competências de escrita e a adoção de estratégias eficientes de escolha de revistas adequadas ao tema desenvolvido e público alvo. No contexto da ciência aberta e do aumento da velocidade de publicação, transparência, reprodutibilidade e ética têm alcançado destaque.

Neste Webinar, o participante terá oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o universo atual da ciência, a estrutura típica de um artigo científico, a importância da concisão, do título, os elementos do abstract, os procedimentos metodológicos, resultados e conclusões, além da disponibilidade dos dados de pesquisa. Participe conosco desta reunião online gratuita e aberta.

Aqueles que desejarem receber a declaração de participação podem se registrar neste link.

Ministrante: Valtencir Zucolotto, professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) – Universidade de São Paulo. Zucolotto é presidente da comissão do Portal da Escrita Científica da USP São Carlos e membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).