A “Innovation and Science Diplomacy School” do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP está realizando chamada para três bolsas de Iniciação Científica (IC) e três de Pós-Doutorado (PD) para atuar no projeto “Diplomacia científica e da inovação: o papel de redes nacionais e internacionais no avanço da ciência”. Segundo o Edital PIPAE, a bolsa de IC tem o valor de R$500,00 e a bolsa de PD será no valor de R$ 3.800,00, ambas com duração de 12 meses. Inscreva-se até o dia 30 de setembro de 2021 para a bolsa de Iniciação Científica e Pós-Doutorado.

A pesquisa objetiva aumentar a qualidade e o impacto da produção científica por meio da instrumentalização de redes, nacionais e internacionais de pesquisa. O pressuposto deste programa de pesquisa é que a ampliação dos elos na constituição das redes de pesquisa tende a aumentar a sua qualidade e seu impacto. Este programa promove a integração de três elos fundamentais: diáspora científica, redes diplomáticas e redes transnacionais de pesquisa.

Isso será feito por meio da utilização de um programa de pesquisa já consolidado na USP, mas com redes apenas parcialmente estruturadas. Faltam, na melhor estruturação desta rede, os elos que integrem a rede com a sociedade e com atores internacionais.

Uma plataforma online será constituída para operacionalizar a formação de redes nacionais e internacionais. A plataforma funcionará como uma ferramenta de matchmaking ao tornar disponível linhas e competências de equipes de pesquisa. Adicionalmente a plataforma será dotada de funcionalidade para abrigar estudos que sirva de referência para os grupos constitutivos das redes de pesquisa.