A Pró-Reitoria de Pós-graduação convida a todas e todos para o 2º Encontro da Pós-graduação – “Uma Sociedade em Transformação”, evento on-line, nos dias 19 e 20 de outubro de 2021.  Nesta edição, o Encontro discutirá o papel transformador da educação na sociedade.

Nos mais de 50 anos de existência, a pós-graduação na USP sempre prezou pela excelência no ensino e pesquisa, que resultou na formação de jovens líderes comprometidos com as demandas da sociedade. A ciência e a educação são elementos essenciais para melhorar o bem-estar individual e para criar uma sociedade diversa, ética, inclusiva e justa. Uma verdadeira transformação.

Durante a pandemia da Covid19, pudemos testemunhar os impactos da pesquisa feita pelas alunas e alunos dos vários cursos de pós-graduação da USP. Vimos o desenvolvimento de respiradores com custo acessíveis, a criação de testes rápidos para diagnósticos, o entendimento dos impactos sociais e econômicos, pesquisas de alto nível que ajudaram a entender os mecanismos de infecção e resposta ao vírus. Além da discussão de políticas públicas para acolher os afetados pela doença e criação de plataformas para divulgar fatos reais sobre a infecção pelo novo coronavírus. Hoje, somos diferentes, fomos transformados pelo conhecimento produzido na universidade, com impacto em toda a sociedade.

Nestes dois dias de evento, pretendemos discutir o papel da Pós-graduação na formação ética, plural, inovadora e humana de futuras(os) profissionais, que serão elementos transformadores da sociedade.  Abertura: Prof. Vahan Agopyan. Convidados: Renato Janine Ribeiro (USP, SBPC), Profa. Cristina Caldas (Instituto Serrapilheira) , Flávia Calé  (Presidente da ANPG – Associação Nacional de Pós-graduandos), Profa. Maria Helena Guimarães de Castro (CNE), Profa. Claudia Costin (FGV), Prof. Jorge Audy (PUCRS), Prof. Abílio Baeta Neves (USP), Prof. Jorge Guimarães (EMBRAPII).

A cerimônia de entrega do 10º Prêmio Tese Destaque USP e do 3º Prêmio Vídeo de Pós-Graduação USP, das menções honrosas e o anúncio do Grande Prêmio Vídeo de Pós-graduação – ocorrerá no dia 20 de outubro, durante o 2º Encontro da Pós-Graduação “Uma Sociedade em Transformação”.

Link: https://www.prpg.usp.br/encontroposusp2021/