Trata-se da 20ª edição desse concurso, organizado pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP.

O XX Concurso MetMat de Fotomicrografias irá selecionar e premiar os três melhores trabalhos de Microscopia Óptica e os três melhores trabalhos de Microscopia Eletrônica ou Microscopia de Força Atômica. O resultado do julgamento será divulgado no dia 8 de dezembro. Dia 16 de dezembro haverá a sessão de premiação dos candidatos em reunião a ser realizada utilizando a plataforma Zoom de videoconferência , com a presença de representantes da Gerdau, empresa patrocinadora do concurso. O regulamento do concurso se encontra em: www.pmt.usp.br/concurso2020/regulamento.htm .

Confira abaixo a mensagem dos organizadores:

“Vivemos ainda as incertezas da pandemia COVID-19. Embora os índices de contaminação e mortalidade estejam diminuindo, as recomendações para evitar aglomerações e eventos continuam. Professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, engenheiros e técnicos de laboratórios continuam a viver uma realidade nunca imaginada. As aulas são dadas à distância, utilizando plataformas de videoconferência. A frequência nos laboratórios está sujeita à controle, revezamentos e principalmente medidas de higiene que minimizam a possibilidade de espalhamento e contaminação pelo vírus. Entretanto, continuamos pesquisando novos materiais e registrando imagens que permitem elucidar os mecanismos atuantes na formação da microestrutura e correlacioná-las com propriedades e desempenho em serviço. Dentro desse espírito, resolvemos promover mais essa edição do Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais. E nesse ano estamos comemorando a 20ª edição consecutiva do evento”.