O Programa de Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-ANP) é a ferramenta de gestão criada pela ANP, implantada e implementada desde 1999, como forma de executar a política pública prevista na Lei do Petróleo (nº 9.478/1997) que trata do estímulo à pesquisa e adoção de novas tecnologias na indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis.

O PRH-ANP teve sua primeira fase entre os anos de 1999 e 2018, tendo obtido resultados relevantes no espectro de seus objetivos, quais sejam: a formação de mão de obra especializada para inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento de novas pesquisas para o setor regulado pela ANP.

A segunda fase do PRH-ANP teve início em 2019, com a seleção de 55 programas, quantidade idêntica à existente ao final da sua primeira fase. Nesta fase a previsão é de conceder 880 bolsas/ano com taxa de bancada proporcional a 30% do valor da bolsa, resultando em um orçamento quinquenal estimado de R$ 220 Milhões.

A Escola Politécnica da USP participa desse programa com o PRH-06.1, vinculado aos Departamentos de Engenharia  de Materiais, Mecânica, Mecatrônica, Minas e Petróleo, Naval e Oceânica e Química. No momento, estão disponíveis duas bolsas de mestrado e nove de graduação. Os editais para chamadas do processo de seleção a essas bolsas – em regime de fluxo contínuo – estão anexos a este e-mail.

Convidamos a todos os interessados em participar desse projeto que enviem suas propostas. Em caso de qualquer dúvida ou sugestão, por favor não hesitem em contatar o Coordenador do PRH-06.1, professor Marcelos Ramos Martins (mrmartin@usp.br) ou o Pesquisador Visitante do Programa, doutor Joaquim Rocha dos Santos (jrsantos@usp.br).