Data e horário: segunda-feira, dia 11 de abril, às 16h.

Local: o evento em formato híbrido será realizado no Auditório IAG PUC-Rio – Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ.

Organização: Academia Nacional de Engenharia (ANE).

Debatedor: professor José Roberto Castilho Piqueira, da Escola Politécnica (Poli) da USP.

O evento irá debater as novas e complexas questões que surgem para o setor diante das mudanças das últimas décadas. Além disso, durante o seminário, haverá o lançamento do relatório “Engenharia do Futuro”, preparado por um grupo de trabalho da ANE por ocasião das celebrações dos seus 30 anos.

O professor José Roberto Castilho Piqueira, da Escola Politécnica (Poli) da USP, irá participar como debatedor da palestra “Desafios e Oportunidades para a Engenharia Nacional”, que será ministrada por João Irineu Medeiros, engenheiro mecânico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ainda contará no debate com os professores Hélio Waldman, da Universidade Federal do ABC (UFABC) e Paulo Alcântara Gomes,  da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de Francis Bogossian, presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE), José Roberto Boisson de Marca, coordenador do Grupo Engenharia do Futuro da ANE, e Nelson Martins, diretor da ANE.

O seminário será aberto ao público em geral e ocorrerá presencialmente no auditório IAG da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na Gávea, com vagas limitadas, além de ser transmitido ao vivo pelo Zoom, com número de participantes também limitado na sala, e poderá ainda ser acompanhado pelo Canal da Academia no Youtube. Para assistir presencialmente ou participar pelo zoom, as inscrições devem ser solicitadas pelo e-mail: imprensaanebrasil@gmail.com, indicado a preferência (presencial ou zoom).

Confira a programação:

17h – Abertura: Francis Bogossian ANE / IBEP

17h10 – Lançamento do Documento Engenharia do Futuro – J. Roberto Boisson de Marca

17h25 – “Desafios e oportunidades para a Engenharia Nacional” – João Irineu Medeiros (Stellantis/ANE)

17h50 – Debatedores: Helio Waldman, José Roberto Piqueira e Paulo Alcântara Gomes Moderador: Nelson Martins

18h10 – Discussão Geral – Moderador: J. Roberto Boisson de Marca

18h40 – Encerramento: Francis Bogossian ANE/IBEP