Description du penible voyage fait entour de l’univers ou globe terrestre, Rio de Janeiro,1610, Olivier van Noort. Acervo Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin/USP

A Brasiliana Iconográfica, portal que reúne aquarelas, pinturas, desenhos e gravuras dos acervos da Biblioteca Nacional, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural e Pinacoteca de São Paulo, realiza agora sua primeira parceria, com a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), da Universidade de São Paulo.

A plataforma virtual contempla um recorte iconográfico do universo ligado à brasiliana. O termo diz respeito à cultura e história do Brasil, incluindo estudos, publicações, referências visuais e outros tipos de documentos, datados a partir do século XVI, quando começam a circular os primeiros mapas e livros sobre a América Portuguesa.

Com a chegada da Biblioteca, o portal pretende ampliar ainda mais seu público, estreitando os vínculos com a academia. Sediada na Universidade de São Paulo, a BBM possui uma das coleções brasilianas mais relevantes do país, reunida ao longo de mais de 80 anos pelos pesquisadores e colecionadores José e Guita Mindlin.