Entre os dias 10 e 14 de outubro, a USP irá promover a 6ª Edição da Escola Avançada em Big Data Analysis por meio do Departamento de Ciências de Computação (SCC) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). A sexta edição do evento surge em um contexto onde Big Data, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Ciência de Dados são temas que têm despertado cada vez mais o interesse do mundo dos negócios e elevado a demanda por profissionais qualificados nessas áreas.

Os cursos oferecidos nesta edição são:

• Introdução às Redes Neurais Artificiais e ao Aprendizado Profundo
  • Tomada de Decisão Estratégica sobre Volumes Massivos de Dados
  • Evolução dos Modelos de Linguagem (Processamento de Linguagem Natural)
  • Redes Neurais Recorrentes para Previsão de Séries Temporais
  • Mineração de Opiniões a partir de Textos publicados em Redes Sociais
  • Visualização e análise visual de dados: técnicas e aplicações
  • Um processo de Mineração de Textos com Foco na Coleta de Dados
  • Modelagem e Caracterização de Redes Complexas
  • Consultas por similaridade
  • Gestão de relacionamento com clientes nas mídias sociais: conceitos, tecnologias e práticas
  • Reconhecimento facial com Aprendizado de Métrica Profundo
  • Entendendo o valor dos sistemas de recomendação personalizados para e-business/negócios

Todos os cursos serão ministrados remotamente por professores renomados na área e com emissão de certificados reconhecidos pela Universidade de São Paulo. Cada curso tem carga horária de 3 horas.

O período de inscrições vai até o dia 3 de outubro ou até enquanto houver vagas. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário. Os valores são de R$60,00 por curso para estudantes e R$120,00 por curso para profissionais, pesquisadores e demais interessados. Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar isenção das taxas de inscrição. Confira outras informações na página oficial do evento.