O pesquisador Martin Santini, aluno de pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP e integrante do Grupo de Fisiologia Aplicada e Nutrição da área clínica de Reumatologia, está em busca de voluntários para sua pesquisa “Suplementação de proteínas de origem vegetal vs. animal para suporte de adaptações musculares do exercício físico: um ensaio controlado e randomizado”. O trabalho é orientado pelo professor Hamilton Roschel (EEFE).

O estudo visa comparar os efeitos de bebidas proteicas de origem vegetal vs. animal como fonte suplementar da ingestão proteica da dieta nos ganhos de força e massa muscular mediados pelo exercício resistido na condição de ingestão adequada de proteínas.

O projeto busca participantes homens saudáveis (sem comorbidades) de 18 a 35 anos, fisicamente ativos mas que não façam musculação, não consumam suplementos alimentares ergogênicos, como whey e creatina, e que não estejam em dieta de restrição calórica. Os voluntários farão 12 semanas de treinamento de musculação (3 vezes na semana com acréscimo de 3 doses de proteína por dia) posteriormente a exames médicos. Os exames da pesquisa serão realizados no Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia do Hospital das Clínicas (LACRE-HC) e o treinamento será feito na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP.

Os interessados devem se inscrever no link. Caso haja dúvidas, entre em contato com Martin Santini pelo número (11) 97550-6409 ou pelo e-mail martinsantini@usp.br.