A Universidade de São Paulo promoverá nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2023 o Congresso de Pós-Doutorandos da USP – “Papel e perspectivas dos Pós-Doc no Brasil”, a ser realizado no Campus Butantã, com um público esperado de aproximadamente 3.000 pessoas entre pós-doutorandos USP, supervisores, órgãos da administração pública e setores do meio empresarial (startups, incubadoras, parques tecnológicos).

O evento tem por objetivo divulgar e promover os trabalhos dos pós-doutorandos da USP inseridos nas diversas áreas de conhecimento, ampliando a visibilidade desses profissionais frente a instituições, academia e empresas, por meio da realização de palestras com eminentes pesquisadores internacionais, simpósios e apresentação de pôsteres.

A programação inclui seis workshops, cujos temas são: transição profissional, empreendedorismo, financiamento da pesquisa, saúde pública, sustentabilidade e carbono zero. Também haverá palestras de vários pesquisadores da USP e do exterior. A programação completa pode ser acessada aqui. As palestras ocorrerão simultaneamente em 6 auditórios localizados na Cidade Universitária (campus Butantã).

Além disso,  será oferecida uma premiação em cada uma das oito áreas do conhecimento (Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; e Ciências Sociais Aplicadas) aos trabalhos de excelência apresentados pelos participantes do Congresso de Pós-Doutorandos da USP. Para cada uma das áreas do conhecimento será concedido um prêmio de R$ 20.000 e um diploma outorgado pelo reitor da USP. A premiação acontece no último dia do evento, depois do concerto da Orquestra Sinfônica da USP (às 17h), com a entrega de oito Prêmios Pós-Doc USP e oito Menções Honrosas, no auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI).

O principal resultado esperado do evento consiste em possibilitar a conexão dos pós-doutorandos com os setores empresarial, governamental e demais instituições de ciência e tecnologia. O evento promovido é gratuito, para melhor organização e agilidade no acesso aos locais, pedimos que façam sua inscrição no link.