FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

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Poli recebe especialistas internacionais para duas palestras a respeito de mobilidade urbana

Data: sexta-feira 15 de dezembro

Horário: 10h – 12h

Local: Laboratório de Tecnologia de Pavimentação (LTP)

Indicações para chegar: Edifício de Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP

Indicações para chegar 2: Piso térreo, próximo à entrada do Hall Tecnológico

Idioma das palestras: inglês

Não há necessidade de se inscrever

Caminhantes em bairros caminháveis? Comparando acessibilidade potencial e mobilidade realizada por pessoas idosas

A 1° palestra terá como convidado Giovanni Vecchio

Sobre o tema: Os bairros caminháveis incentivam as pessoas a se deslocarem mais e participarem em mais atividades? De que maneira os diferentes níveis de acessibilidade e as diversas características do ambiente construído influenciam os deslocamentos das pessoas? Estas são algumas das questões que surgem ao analisar a mobilidade das pessoas idosas. Enquanto a população da América Latina envelhece rapidamente, as cidades da região continuam enfrentando formas de desigualdade estrutural, que podem gerar importantes formas de injustiça que afetam especialmente os grupos vulneráveis da população. Para analisar essas questões, focamos em alguns bairros de Santiago do Chile, caracterizados por uma alta presença de pessoas idosas e diferentes níveis de acesso a oportunidades locais e ao transporte público. Ao comparar a acessibilidade potencial a nível de bairro com as práticas de mobilidade das pessoas idosas que ali vivem, é possível considerar como a acessibilidade potencial e a mobilidade realizada interagem entre si, mostrando também em que medida a mobilidade pode ter um significado positivo ou negativo para as pessoas idosas. A pesquisa também oferece diretrizes para o planejamento de cidades e transportes mais justos, especialmente para a população idosa

 Conheça o palestrante:

Giovanni Vecchio é planejador urbano e doutor em Planejamento, Design e Políticas Urbanas pelo Politécnico de Milão. Atualmente, é professor assistente no Instituto de Estudos Urbanos e Territoriais da Pontifícia Universidade Católica do Chile, pesquisador no Centro de Desenvolvimento Urbano Sustentável (CEDEUS) e co-diretor da revista EURE – Revista Latinoamericana de Estudios Urbanos Regionales. Sua pesquisa explora as implicações sociais do planejamento urbano e da mobilidade, com foco em acessibilidade, justiça e espaço público, vulnerabilidade territorial e questões de planejamento, com ênfase na população idosa.

Mobilizing Justice: Iniciativa para compreender a pobreza do transporte no Canadá

A 2 ° palestra terá como convidado Dr. Tiznado- Aitken – 

Descrição da palestra Mobilizing Justice é uma parceria multidisciplinar e multissetorial de cinco anos que estabelece conexões sustentáveis para pesquisa e troca de conhecimento, visando abordar as desigualdades de transporte no Canadá. A coalizão reúne 33 acadêmicos de três países e de seis províncias canadenses, 14 agências governamentais, sete empresas de transporte e sete organizações da sociedade civil. Com sede na University of Toronto Scarborough, esta parceria nacional tem como objetivo compreender a pobreza no transporte no Canadá, buscando melhorar o bem-estar dos canadenses em risco de pobreza no transporte. Nesta apresentação, o Dr. Tiznado-Aitken fornecerá uma visão geral, contribuições até o momento e atividades planejadas da iniciativa Mobilizing Justice, fundamentando os debates sobre equidade no transporte em exemplos teóricos e tangíveis baseados em pesquisas recentes.

Conheça o palestrante:

Ignacio Tiznado-Aitken é pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Geografia Humana da University of Toronto Scarborough e Coordenador de Pesquisa da Parceria Mobilizing Justice. Ele possui um doutorado em engenharia de transporte pela Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC) e foi pesquisador visitante no Institute for Transport Studies da Universidade de Leeds. Seus interesses de pesquisa abrangem tópicos associados à dinâmica de transporte e uso do solo em áreas urbanas e suburbanas, em particular: (i) análise geoespacial de sistemas de transporte, especialmente transporte público, considerando desempenho do sistema, comportamento de viagem e experiências do usuário, (ii) equidade no transporte e distribuição de benefícios e ônus relacionados ao transporte no espaço para diferentes grupos populacionais, e (iii) políticas de transporte sustentável e de alocação do espaço.

 

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