No dia 11 de dezembro de 2023, às 10h30, na Sala do Conselho Universitário, a Universidade de São Paulo (USP) realizará a cerimônia Prêmio USP de Direitos Humanos. Neste ano, o homenageado será o saudoso jurista José Gregori, que faleceu em setembro.

José Gregori, formado em Direito pela Faculdade de Direito (FD) da USP, no Largo de São Francisco, foi um incansável defensor dos direitos humanos no Brasil. Sua atuação se destacou especialmente durante os duros anos da ditadura militar. Ao longo de sua vida, desempenhou diversas funções de destaque, incluindo a de Secretário Nacional dos Direitos Humanos e Ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso. Além disso, ele também presidiu a Comissão de Direitos Humanos da USP.

Assim, o Prêmio USP de Direitos Humanos é uma oportunidade para honrar a memória e o compromisso de José Gregori com a defesa dos direitos humanos no Brasil.