Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

[Imagem: Reprodução/Fábio Durand/EPUSP]
Confira abaixo o artigo publicado na sexta-feira, dia 21 de fevereiro:

A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) reafirma seu compromisso com o maior programa de permanência estudantil do Brasil, o PAPFE. Esse compromisso significa garantir pelo menos 15 mil auxílios-permanência para estudantes de graduação e pós-graduação da USP. Parcerias como as do Auxílio Provão Paulista e do USP Diversa complementam este número que, em 2025, deverá ultrapassar 16 mil estudantes beneficiados pelo PAPFE.

Por isso, o número de concessões dos editais anuais é variável. Benefícios são concedidos ao longo do ano e respondem ao fluxo de conclusão e ingresso de estudantes.

Para que novos/as alunos/as sejam contemplados/as pelo PAPFE, é necessário que beneficiários/as concluam sua trajetória no programa – seja pela conclusão do curso, melhora da situação socioeconômica ou outra razão prevista nos editais. Desta forma, o total de auxílios em concessão permanece essencialmente inalterado: pelo menos 15 mil.

Em 2023 e 2024, os números de concessões de auxílios do PAPFE ainda refletiam a transição do modelo do programa de permanência – daquele em que os contemplados tinham o auxílio encerrado após 2 anos para a atual vigência pela duração do curso.

Por meio dessa ação de apoio à permanência estudantil voltada a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento segue cumprindo sua missão de acolher a diversidade, assegurar oportunidades e oferecer condições para que a comunidade USP vivencie a melhor experiência acadêmica e possa contribuir para a excelência da Universidade.

Profa. Ana Lucia Duarte Lanna
Pró-Reitora de Inclusão e Pertencimento

Profa. Miriam Debieux
Pró-Reitora Adjunta de Inclusão e Pertencimento