Edifício Caburé fica a 100 metros da entrada da Vila Indiana da USP, próximo à Cidade Universitária, na capital paulista, e oferece unidades individuais ou compartilhadas a preços acessíveis; inscrições vão até 30 de setembro

Estão abertas as inscrições para o programa de Moradia Estudantil do Fundo FICA gerido pela Associação pela Propriedade Comunitária, uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos. Os apartamentos serão alugados em outubro para alunos de pós-graduação da USP que recebem auxílio estudantil da Universidade através do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (Papfe).

O edifício que entrou no programa é o Caburé, localizado a 100 metros da entrada de pedestres da Vila Indiana da USP, no bairro do Butantã, em São Paulo, e os valores dos aluguéis são de 800 reais (apartamentos individuais) e 1.000 reais (apartamentos para duas pessoas). Esses valores incluem contas de internet e água, mas não os custos de energia elétrica, que chegarão em uma conta individual. As inscrições vão até 30 de setembro pelo formulário on-line neste link, observando que para o apartamento de duas pessoas (duas camas de solteiro) o cadastro deve ser feito em dupla.

O projeto de Moradia Estudantil é dirigido a estudantes da USP, mas é gerido de forma autônoma, independente da Universidade. “Focamos neste momento em estudantes de pós-graduação porque temos apenas 20 unidades no projeto. Como a demanda de graduação é gigantesca, nosso projeto seria uma gota em um oceano de necessidades, e na pós a demanda é menor, são cerca de 1.000 alunos que recebem o auxílio da Universidade; estimamos que 10 a 20 por cento deles seriam o público do projeto”, informa Renato Cymbalista, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e integrante do projeto FICA.

Propriedade sem fins lucrativos

Reunindo profissionais e competências necessárias para realizar reformas e adequação dos imóveis, a OSC atua a partir da construção de um modelo de propriedade sem fins lucrativos, não governamental e não especulativo. O edifício Caburé marca o lançamento do programa de Moradia Estudantil da organização.

“A moradia é o maior item de gastos dos estudantes, quando eles não vivem com os pais. Os aluguéis no entorno do campus da USP são caríssimos, e muitas vezes a moradia é de baixa qualidade. A existência do programa de auxílio é muito importante, pois garante uma renda mínima para os estudantes, e além disso os estudantes contemplados recebem acompanhamento social e três refeições gratuitas por dia nos bandejões”, diz Emil Lewinger, um dos diretores do FICA e ex-aluno de graduação e pós da USP, acrescentando ainda que o edifício está a 10 minutos a pé do campus do Butantã.

O nome do edifício, Caburé, homenageia uma coruja brasileira, símbolo da sabedoria, e foi dado pela família doadora, que comprou o edifício para a realização do projeto de moradia estudantil e fez um comodato por 15 anos com o FICA. Composto de 20 estúdios, sendo cinco para duas pessoas, cada apartamento contém cama, banheiro, mesa de estudos, copa com pia e fogão elétrico de duas bocas, bancada para alimentação e áreas de armazenamento de roupas e utensílios. Todos possuem ar-condicionado e a fachada da porta de entrada em vidro garante uma boa entrada de luz. O edifício conta com espaços comuns, lavanderia e paisagismo no térreo. Em frente, uma área de vegetação densa ajuda a manter o clima fresco.

Está prevista uma visita ao Edifício Caburé no dia 25 de setembro, às 17h. Para participar da visita é preciso enviar e-mail para laura@fundofica.org. Algumas fotos do edifício podem ser vistas neste link.

Para se candidatar clique aqui. Mais informações no site do projeto.