Edital EP 077/2014 – Doutor – PHA – “Modelagem Matemática em Meio Ambiente”

ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DOUTOR, NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Edital – EP/Concursos – 077/2014

Concurso em 2 fases

 

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão de 21/08/2014, estarão abertas, pelo prazo de 90 (noventa) dias, no período de 01/09/2014 a 01/12/2014, de segunda a sexta feira, das 9 às 11 ou das 14 às 16 horas, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para o provimento de um cargo/claro nº 1008862, de Professor Doutor, em RDIDP, referência MS-3, salário R$ 9.184,94 (nove mil cento e oitenta e quatro reais e noventa e quatro centavos), junto ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, com base na especialidade “Modelagem Matemática em Meio Ambiente“, que se regerá pelos artigos 44 a 48, do Regimento Interno da Escola Politécnica.

INSCRIÇÕES E DOCUMENTOS

  1. As      inscrições serão feitas no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos da      Escola Politécnica da USP, Avenida Professor Luciano Gualberto, 380 –      Travessa 3 – Edifício Engenheiro Mário Covas Júnior – Térreo, e no ato da      inscrição o candidato assinará um requerimento dirigido ao Diretor da      Escola Politécnica (formulário preenchido pelo Serviço de Órgãos      Colegiados e Concursos), acompanhado dos seguintes documentos:

I – memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos;

a)                       Comprobatórios (UMA VIA):

a-1. Entregar a documentação comprobatória do memorial acondicionada em pastas ou caixas, devidamente etiquetadas, com nome do candidato, número do edital e uma lista dos documentos nela contida; essa documentação será devolvida aos candidatos após a realização do concurso;

a-2. No caso de diplomas, certificados e atestados, deverão ser entregues cópias autenticadas ou cópias simples (os originais deverão ser apresentados na realização do concurso);

a-3. O candidato deverá retirar os materiais comprobatórios ao final do concurso. Caso o material não seja retirado em até 15 dias corridos subsequentes a realização do concurso, esse será incinerado. O mesmo não se aplica a candidatos inscritos em editais que utilizarão o mesmo material.

II – prova de quitação com o serviço militar para candidatos de sexo masculino (cópia autenticada);

 III – título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa (cópia autenticada);

IV – RG ou documento com foto (cópia autenticada);

V – prova de que é portador do título de Doutor, outorgado pela USP, por ela reconhecido, ou de validade nacional.  (cópia autenticada). Não serão aceitos protocolos.

Parágrafo 1º – Os documentos referidos nos incisos II, III. IV e V devem ser autenticados em cartório. Aos candidatos que não pertencem ao quadro de funcionários da USP, no ato da inscrição, não serão aceitas cópias simples dos documentos.

Parágrafo 2º – Os docentes e servidores técnicos e administrativos em exercício na USP serão dispensados das exigências referidas nos incisos II e III, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial e poderão entregar cópia simples do RG.

Parágrafo 3º – Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos II, III e IV, devendo apresentar cópia das páginas de identificação do passaporte, ou outro documento previsto na legislação.

1.1. Inscrições realizadas por terceiros serão aceitas mediante apresentação de procuração assinada pelo candidato, com firma reconhecida em cartório acompanhada de RG do procurador e cópias autenticadas de todos os documentos do candidato.

1.2. Não serão recebidas inscrições pelo correio e internet;

2. As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se no Diário Oficial do Estado a decisão em edital.

2.1. O candidato poderá acessar a informação de aceitação ou não de inscrição no Site do Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imesp.com.br

PROVAS:

3. O concurso deverá ser realizado no prazo de trinta a cento e vinte dias, após a aprovação das inscrições. A contagem será a partir da publicação no Diário Oficial.

3.1. A agenda dos trabalhos será elaborada pela Comissão Julgadora no primeiro dia do certame e os candidatos receberão cópia da mesma.

3.2. O candidato que se apresentar depois do início dos trabalhos ou de qualquer prova do concurso, na primeira ou na segunda fase, estará automaticamente excluído do concurso público, não sendo admitida qualquer tolerância.

3.3. A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas, que serão realizadas em duas fases, na seguinte conformidade:

Primeira fase: uma prova escrita de caráter eliminatório sob temas de disciplinas ou conjunto de disciplinas do Departamento. Nesse caso, o candidato que obtiver nota menor que 7,0 (sete), da maioria dos membros da Comissão Julgadora, estará eliminado do concurso. (parágrafo acrescido pela Resolução nº 5233/2005).

A prova escrita, que versará sobre assunto de ordem geral e doutrinária, será realizada de acordo com o disposto no art. 139 e seu parágrafo único do Regimento Geral da USP.

I – a comissão organizará uma lista de dez pontos, com base no programa de concurso e dela dará conhecimento aos candidatos, vinte e quatro horas antes do sorteio do ponto;

II – sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de cinco horas de duração da prova;

III – durante sessenta minutos, após o sorteio, será permitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos bibliográficos;

IV – as anotações efetuadas durante o período de consulta poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser feitas em papel rubricado pela comissão e anexadas ao texto final;

V – a prova, que será lida em sessão pública pelo candidato, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos membros da comissão julgadora, ao se abrir à sessão;

VI – cada prova será avaliada pelos membros da comissão julgadora, individualmente.

Parágrafo Único – O candidato poderá propor a substituição de pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.

VII – O candidato poderá usar computador nesta prova, ficando a critério da Comissão Julgadora do Concurso. A CPU será verificada, conforme determina a Circ.SG/Co/70, de 5/09/2001, e documento aprovado pela Egrégia Congregação em 28/02/2002.

Segunda Fase: nesta fase, as provas serão:

a)     Julgamento do memorial com prova pública de arguição;

b)     Prova didática.

4. JULGAMENTO DO MEMORIAL

O julgamento do memorial, expresso mediante nota global, incluindo arguição e avaliação, deverá refletir o mérito do candidato.

Parágrafo 1º – No julgamento do memorial, a Comissão apreciará:

I – produção científica, literária, filosófica ou artística;

II – atividade didática universitária;

III – atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;

IV – atividades profissionais;

V – diplomas e dignidades universitárias.

5. DIDÁTICA

A prova didática será pública, com a duração mínima de quarenta e máxima de sessenta minutos, e versará sobre o programa deste edital, nos termos do art. 137, do Regimento Geral da USP.

Parágrafo Primeiro – O sorteio do ponto será feito 24 horas antes da realização da prova didática.

Parágrafo Segundo – O candidato poderá utilizar o material didático que julgar necessário.

Parágrafo Terceiro – O candidato poderá propor substituição dos pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.

Parágrafo Quarto – A aula deverá ser em nível de graduação.

RESULTADO FINAL DO CONCURSO

 

6.    O resultado do concurso será imediatamente proclamado pela comissão julgadora, em sessão pública.

7.    Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem, da maioria dos examinadores, nota final mínima sete.

8.    Será proposto para nomeação o candidato que obtiver maior número de indicações da comissão julgadora.

9.    O empate de indicações será decidido pela Congregação, ao apreciar os relatórios da comissão julgadora, prevalecendo, sucessivamente, a média geral obtida, o maior título universitário e o maio tempo de serviço docente na USP.

10. A proposta de nomeação do candidato será encaminhada ao Reitor, nos dez dias subsequentes à homologação do concurso pela Congregação.

COMISSÃO JULGADORA

11. A Comissão Julgadora será constituída por cinco membros indicados pela Congregação, por proposta do Conselho do Departamento.

§ 1º – Os membros da comissão julgadora deverão possuir título acadêmico igual ou superior ao do candidato de maior titulação.

§ 2º – Dentre os membros da comissão, pelo menos um e no máximo dois deverão pertencer ao Departamento.

PROGRAMA

12. O programa do concurso é o seguinte:

  1. Modelos Matemáticos de Mistura e Transporte de Poluentes (Água e Ar).
  2. Modelos Matemáticos Aplicados a Processos de Contaminação do Solo.
  3. Modelos Estatísticos e Estocásticas Aplicados ao Meio Ambiente.
  4. Modelos de Simulação e de Otimização em Meio Ambiente.
  5. Modelos Matemáticos Aplicados a Projeto e/ou Operação de Sistemas de Monitoramento Ambiental (Quantidade e Qualidade – Água, Ar e Solo).
  6. Conceitos de Mecânica dos Fluidos Ambiental.
  7. Modelos de Tomada de Decisão na Área Ambiental.

Os itens acima fazem parte do programa das seguintes disciplinas:

·           HSA0108 – Controle da Poluição do Ar.

  • HSA0110 – Análises de Riscos Ambientais.

·           PEF2408 – Transporte de Poluentes em Solos e Maciços Rochosos.

  • PEF2409 – Geotecnia Ambiental.                           

·           PHD2218 – Introdução à Engenharia Ambiental.

·           PHD2303 – Hidráulica Geral I.

·           PHD2304 – Hidráulica Geral II.

·           PHD2305 – Hidráulica Geral III.

·           PHD2308 – Hidrologia Ambiental.                          

  • PHD2343 – Análise de Sistemas Ambientais.

·           PHD2344 – Manejo de Recursos Naturais.

·           PHD2360 – Qualidade da Água.

·           PHD2411 – Saneamento I.

·           PHD2412 – Saneamento II.

·           PHD2460 – Decaimento e Mistura de Poluentes no Meio Ambiente.

·           PHD2538 – Gestão de Recursos Hídricos.

  • PHD2541 – Planejamento e Saúde Ambiental.               
  • PHD2542 – Gestão Ambiental.
  • PHF2545 – Monitoramento do Meio Ambiente.               

·           PHD2548 – Uso Racional e Reúso da Água.

·           PHD2551 – Remediação de Áreas Contaminadas.

  • PHD2553 – Projeto e Operação de Sistemas de Reservatórios.                                  

·           PHD2554 – Tecnologias e Monitoramento Ambiental.

  • PHD2555 – Ecoeficiência na Indústria.                 
  • PME2237 – Mecânica dos Fluidos.
  • PME2501 – Disposição Oceânica de Efluentes.
  • PMI2064 – Avaliação de Impactos Ambientais II.             
  • PMI2963 – Avaliação de Impactos Ambientais I.              

·           PNV2351 – Poluição dos Oceanos: Avaliação, Controle e Prevenção.

·           PQI2535 – Prevenção da Poluição.

  • PQI2540 – Análise Integrada de Instalações Industriais.

ADMISSÃO

13. A admissão do candidato aprovado no RDIDP – Regime de Dedicação Integral à Docência dependerá de aprovação prévia da CERT.

14. O candidato indicado pela Comissão Julgadora deverá comparecer ao Serviço de Pessoal da Escola Politécnica da USP, para dar andamento a sua contratação.

15. A posse do candidato indicado ficará sujeita à aprovação em exame médico realizado pelo Departamento de Perícias Médicas do Estado – DPME, nos termos do art. 47, VI da Lei nº 10.261/68.

16. O concurso terá validade imediata, exaurindo-se com a nomeação dos candidatos aprovados.

Informações e normas pertinentes ao concurso acesse o site www.usp.br/normas (Regimento Geral da USP);

Informações dos editais publicados acesse o site www.imesp.com.br

Contatos: e-mail: svorcc@poli.usp.br