Edital EP-081/2014 – EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO E CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pelo Conselho Técnico-Administrativo em 09/10/2014, estarão abertas, pelo prazo de 30 dias, no período de 15/10/2014 a 13/11/2014, das 9 horas às 12 horas ou das 14 às 16 horas, as inscrições ao processo seletivo de provas para a contratação de um docente, cargo/claro nº 1228820, na categoria de Professor Contratado III (Professor Doutor), recebendo o salário de R$1.592,11, junto ao Departamento de Engenharia de Transportes, na especialidade “Planejamento e Operação de Transportes: Transporte Urbano”.

1. Cabe ao CTA, na abertura do processo seletivo, indicar os membros da Comissão Examinadora, que será composta por 3 (três) docentes na Unidade.

2. As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento de Engenharia de Transportes, Av. Prof. Almeida Prado, travessa 2, nº. 83 – Edifício Paula Souza (Prédio da Engenharia Civil), devendo o candidato apresentar:

I – documento de identificação (original e 1 cópia);

II – Curriculum Vitae (5 cópias);

III – prova de que é portador do título de Doutor outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade Nacional ou fazer prova de pedido de reconhecimento junto aos órgãos competentes (original e 1 cópia).

§ 1º – A inscrição deverá ser feita pelo candidato ou por seu procurador legalmente constituído. No caso de Procurador, o portador deverá apresentar os documentos do candidato.

§ 2º – Não serão recebidas inscrições pelo correio, por email, por fax ou por qualquer outro meio.

3. O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se com a convocação e eventual contratação do(s) aprovado(s).

4. Atribuição da função:

– ministrar as disciplinas:

• PTR-2388 – Transporte e Meio Ambiente

• PTR-2451 – Economia e Planejamento de Sistemas de Transportes

5. A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas, que serão realizadas em duas fases, na seguinte conformidade:

Primeira fase: uma prova escrita de caráter eliminatório sobre temas de disciplinas ou conjunto de disciplinas do Departamento.

Segunda fase: nesta fase, as provas serão:

1.  prova pública de arguição e julgamento do Curriculum;

2.  prova didática.

6. – O (s) candidato (s) deverá (ão) comparecer nos dias 26 e 27 de novembro de 2014,              das 8h às 17h, na Secretaria do Departamento de Engenharia de Transportes, sito a              Av. Prof. Almeida Prado, travessa 2, nº. 83 – Edifício Paula Souza (Prédio da Engenharia Civil), para o conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente a desistência do candidato.

7 – O Programa do Processo Seletivo é o seguinte:

1. Modelos de demanda por transporte urbano: modelos 4 etapas; modelos de escolha discreta; modelos integrados de uso do solo e transportes.

2. Modelos de oferta em transporte urbano: representação de redes de transporte público e privado; noções de equilíbrio em redes de transportes.

3. Sistemas de transporte público: tecnologia, planejamento da operação, economia e impactos ambientais.

4. Engenharia de tráfego. Teoria do fluxo de tráfego. Análise operacional de vias e interseções urbanas. Controle de tráfego. Aplicações de Sistemas Inteligentes de Transportes. Segurança viária.

5. Avaliação de projetos de transporte. Impactos sócio-econômicos e ambientais do transporte urbano.

Os itens acima fazem parte do programa das seguintes disciplinas:

• PTR-2377 “Princípios Básicos de Engenharia de Tráfego” (Graduação)

• PTR-2388 “Transporte e Meio Ambiente” (Graduação)

• PTR-2451 “Economia e Planejamento de Sistemas de Transportes” (Graduação)

• PTR-2554 “Planejamento e Políticas de Transporte Urbano” (Graduação)

• PTR-2577 “Transporte Público Urbano” (Graduação)

8. – O resultado do processo seletivo será homologado pelo CTA.

9. – A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício e         até 31/07/2015, nos termos estabelecidos na Resolução nº 5.872, publicada no D.O.E. de 29/09/2010, alterada pela Resolução n° 6060/2012, publicada no D.O.E. de 28/02/2012, com possibilidade de prorrogações, desde que a soma dos períodos não ultrapasse o prazo de dois anos.

10. – Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social – RGPS.

11. – São condições de admissão:

Estar apto no exame médico pré-admissional realizado pela USP.

Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados no Serviço de Órgãos Colegiados e Concurso da Escola Politécnica da USP, pelo email svorcc@poli.usp.br.