Prof. Dr. José Roberto Cardoso - 2010-2014

cardosoExercício: 2010 a 2014

José Roberto Cardoso nasceu em 1949 em Marilia, SP. Recebeu os títulos de engenheiro eletricista, mestre, doutor e livre-docente em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da USP em 1974, 1979, 1986 e 1993 respectivamente. Desde 1999 é professor titular do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da EPUSP. Na graduação ministra cursos de Eletromagnetismo e Conversão Eletromecânica de Energia, escreveu 3 livros, um deles em língua inglesa, e é membro atuante de organizações internacionais que se dedicam à Educação em Engenharia e foi membro da CG .

Na pós-graduação titulou 39 mestres e doutores e supervisionou 5 pós-doutorados, foi membro da Comissão de Avaliação da CAPES e presidente da CPG. Na pesquisa, sua área de atuação contempla: métodos numéricos para o eletromagnetismo, teoria eletromagnética, máquinas elétricas, aplicações eletromecânicas em bioengenharia, tecnologia metroferroviária e educação em engenharia. Sua produção científica publicada contempla mais de 70 artigos em revistas qualificadas e mais de 200 comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais.

É membro do corpo editorial de mais de 10 revistas internacionais e foi membro da CPq. Na cultura e extensão coordena cursos de especialização na área de Tecnologia Metroferroviária, organizou conferências nacionais e internacionais, é coordenador do Conselho Tecnológico do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo e foi membro da CCex. Na administração foi Chefe de departamento, coordenador geral do PECE-Programa de Educação Continuada em Engenharia e vice-diretor na gestão 2006-2010 .

No período de 1986-1987 realizou pós-doutorado em Grenoble/França. Criou o LMAG-Lab. de Eletromagnetismo Aplicado e fundou a SBMAG-Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo. Em 2013 foi agraciado com o título de Eminente Engenheiro do Ano pelo Instituto de Engenharia de São Paulo. Atualmente é membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da FIESP.

Currículo Lattes