Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira - 2014-2018

Exercício: 2014 a 2018

José Roberto Castilho Piqueira se formou em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) em 1974, onde também obteve o título de mestre em 1983.

Na Poli, obteve os títulos de doutor em Engenharia Elétrica (1987) e Livro-Docente em Controle de Automação (1995).

Seu campo de interesse tem sido a engenharia de controle e de sistemas dinâmicos. As linhas de pesquisa por ele desenvolvidas estão centradas em temas como a teoria de bifurcações, sincronismo de osciladores e modelos matemáticos. No setor industrial, trabalhou em vários projetos ligados à comunicação de dados para várias empresas e órgãos governamentais, assessorando também entidades de fomento à pesquisa.

Na USP, Piqueira participou da Comissão Permanente de Avaliação, da Comissão Especial de Regimes de Trabalho e da Comissão de Avaliação Setorial de Engenharia Elétrica e Biomédica.

Piqueira foi presidente da Sociedade Brasileira de Automática e dirigiu os Laboratórios de Sincronismo e de Modelos Computacionais para Engenharia Nuclear, ambos implantados com recursos da FAPESP.

Participa, ainda, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Complexos (CNPq).

Currículo Lattes