• Este evento já passou.

Evento Summer Focus 2023 acontece nos dias 29, 30 e 31 de agosto

29/08/2023 - 08:00 - 31/08/2023 - 17:00

Nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2023, acontecerá o Summer Focus 2023 – O Ecossistema internacional de inovação: uma ponte entre a EmÍlIa-Romagna (Itália) e São Paulo (Brasil), como parte da colaboração existente entre Cluster-Build e a Fundação Vanzolini.

Cluster Build é uma associação que congrega instituições de ensino e pesquisa, empresas privadas de diferentes tamanhos e perfis e profissionais do setor de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), visando fomentar integração e cooperação entre os seus participantes para desenvolvimento de negócios na Itália e no Exterior através da parceria em negócios e atividades de inovação. Atualmente, soma mais de 150 participantes.

Cluster Build é um dos 9 (nove) Clusters Setoriais que fazem parte do sistema de inovação existente na Região Emilia-Romagna que fica na região Centro Norte da Itália.

Fundação Vanzolini é uma entidade sem fins lucrativos, criada e mantida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com quem mantém estreita colaboração. Atua nas áreas de educação especializada, desenvolvimento de soluções através da realização de estudos e pesquisas, coordena projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e é conhecida como entidade certificadora em vários segmentos.

Fundação Vanzolini e o Cluster Build têm um Acordo de Cooperação na qual ela atua como agente facilitador do Cluster Build no Brasil com o objetivo de incentivar a colaboração entre empresas e entidades brasileiras e italianas no desenvolvimento do setor AEC através de trocas de informações, intercâmbio e parcerias nas áreas de formação técnica e profissional, inovação, desenvolvimento de negócios locais e internacionais entre os participantes.

A organização das atividades descritas acima, está sendo coordenada pelo Prof. Dr Marcelo Schneck de Paula Pessoa em nome do Laboratório de Cidades, Tecnologia e Urbanismo (LCTU) – Conectividade do Departamento de Engenharia de Produção da EPUSP e pelo Acordo de Cooperação Cluster Build – Fundação Vanzolini.

SAVE THE DATE

Data: 29, 30 e 31 de agosto (terça, quarta e quinta)

Horário: das 9h às 12h (horário de Brasília)

29 agosto 2023 – 9h00 BRT – WEBINAR | Plataforma ZOOM

Ecossistema internacional de inovação: uma ponte entre Emília-Romagna e San Paolo Brasil

Saudações Institucionais: Vincenzo Colla, conselheiro para o Desenvolvimento Econômico e Economia Verde, Trabalho, Formação e Relações Internacionais, Marcello Balzani, presidente da Clust-ER BUILD e Marcelo Pessoa, Professor Titular – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) e Fundação Vanzolini – São Paulo – Brasil.

Clust-ER Build e as iniciativas inovadoras colaborativas no mercado brasileiro de AEC: Cesare Massaro, Fundação Vanzolini.

O Ecossistema de Inovação e a Área da Construção: Teresa Bagnoli, Area Manager – ÁREA Investimentos e Construção.

As linhas estratégicas do Clust-ER BUILD: Silvia Rossi, Gerente Clust-ER BUILD, Claudio Mazzotti, Cadeira de Cadeia

de Valor SICUCI e Lena Ferrari, Conselheira do Clust-ER BUILD.

29 agosto 2023 – 10h30 BRT – WEBINAR | Plataforma ZOOM

Mudanças climáticas e segurança de infraestrutura

Convidados: Marco Savoia, Professor Catedrático de Engenharia Técnica de Construção na Universidade de Bolonha,

Enzo Castellaneta, BUILTI, Análise Estrutural, Vanderley John, Professor da Escola Politécnica da Universidade de São

Paulo (EPUSP) – Brasil e Filipe Antônio Marques Falcetta, Pesquisador – Unidade Cidade, Infraestrutura e Meio Ambiente (CIMA) Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – São Paulo – Brasil.

Moderador: Claudio Mazzotti, Professor Titular de Engenharia Técnica de Construção na Universidade de Bolonha

30 agosto 2023 – 9h00 BRT – WEBINAR | Plataforma ZOOM

Novas formas de viver os novos equilíbrios sociais e econômicos: um caminho inevitável para a recuperação da economia

Convidados: Alberto Zanni, Presidente nacional da Confabitare, Lucia Maggiolo, Escritório de Advocacia Avv.Lucia Maggiolo, Margherita Russo, Departamento de Economia Marco Biagi, Marco Corradi, Presidente da ACER Reggio Emília e membro do conselho da Housing Europe Roberto de Souza, CEO – Centro de Tecnologia da Construção (CTE) – São Paulo – Brasil e Ana Paula Margarido, Diretora – Centro Brasileiro de Cerâmica (CCB) – São Paulo – Brasil.

Moderadora: Lena Ferrari, empresária e engenheira proprietária da SUNOIKEO

31 agosto 2023 – 9h00 BRT – WEBINAR | Plataforma ZOOM

BIM&Digital&Digital Twin

Convidados: Eduardo Toledo Santos, Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) – Brasil,

Flávio Leal Maranhão, Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) – Brasil, Federica Maietti, Professora Associada Departamento de Arquitetura Universidade de Ferrara / CEO Inception Spin off, Andrea Terenziani, Gerente BIM do spa Garc Franco Rebecchi, Co-Fundador BIM-O.

Moderadora: Chiara Vernizzi, Professora Titular da Universidade de Parma.

TODAS AS TRANSMISSÕES POSSUEM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA NO ZOOM (PORTUGUÊS-ITALIANO)

Outras informações neste link.

29/08/2023 - 08:00
Final: