Carregando Eventos

14/02/2019 - 14:00 - 17:00

Data: 14/02/2019 – quinta-feira

Horário: das 14h00 às 17h00

Local: Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Contato: 11 3091-1678

Diante da perplexidade com que a sociedade encara mais um desastre ambiental de proporções avassaladoras e inaceitável desfecho de mortes e destruição, cabe refletir sobre os inúmeros fatores causais, a situação reincidente de incapacidade de aprendizado preventivo e os aspectos inerentes às consequências ampliadas de tragédias evitáveis.

O seminário contará com exposição de diversos pesquisadores e abordará olhares interdisciplinares sobre os desastres. São alguns dos tópicos a serem debatidos: a complexidade de fatores que corroboram e culminam em eventos dessa magnitude, a sucessão e reincidência de falhas, as controvérsias nos fatos, as disparidades entre forças e interesses e a perspectiva de múltiplas formas de exclusão social e vulnerabilidade.

Participação dos professores: Luis Enrique Sánchez e  Ricardo Tichauer (Poli Minas).

Expositores

Pedro Roberto Jacobi ( IEE e IEA/USP)

Pedro Luiz Côrtes (ECA/USP e IEA/USP)

Evangelina Vormittag (Instituto Saúde e Sustentabilidade)

Bruno Milanez (UFJF)

Luis Enrique Sánchez (POLI/USP e IEA/USP)

Ricardo Tichauer (NAP.Mineração e POLI/USP)

Leandro Luiz Giatti (FSP e IEA/USP)

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia.

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade (IEA/USP)

Instituto Energia e Ambiente – IEE/USP

Faculdade de Saúde Pública – FSP/USP

Projeto MacroAmb – Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista

INCLINE – Interdisciplinary Climate Investigation Center

Programas de Pós-Graduação: Ciência Ambiental (PROCAM)Saúde Pública e Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, da Universidade de São Paulo.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo

Conteúdo relacionadoAs consequências do desastre ambiental em MarianaAs lições do desastre ambiental de MarianaO Vale do Rio Doce: Um Desastre em Andamento (parte 1)O Vale do Rio Doce: Um Desastre em Andamento (parte 2)Desastre Ambiental da Samarco: Impactos e Recuperação

Data:
14/02/2019