• Este evento já passou.

Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli promove palestra com o professor da FMUSP sobre o impacto de novas tecnologias no tratamento médico

07/11/2022 - 18:00 - 19:30

O Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli-USP promove, na próxima semana, uma palestra com o professor Francisco Soriano, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina (FM) da USP sobre o “Impacto de Novas Tecnologias no Tratamento Médico”. A palestra será realizada no dia 7 de novembro, às 18h, na sala D1-03, do Prédio da Elétrica, na Escola Politécnica (Poli) da USP.

A palestra faz parte do evento “Oficina de Microssistemas e Sensores para a Área Médica”, que está em andamento desde o dia 24 de outubro e será finalizado no dia 8 de novembro de 2022, no Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli.

Resumo:

Os pacientes com sepse apresentam uma inflamação sistêmica, que afeta todos os órgãos e sistemas do corpo humano. Os mediadores inflamatórios liberados na sepse como TNF, IL-1, IL-6 e IL-10 alteram o metabolismo celular, associado a estes componentes é liberado óxido nítrico e prostaglandianas que promove intensa vasodilatação. Em decorrência destas alterações os pacientes desenvolvem hiperglicemia, elevação de ácidos graxos e triglicérides. Estes metabólitos elevados causam danos às diversas células do organismo. Em adição, decorrente da vasodilatação intensa há queda da pressão arterial e hipoperfusão tecidual, deflagrando uma grande liberação de adrenalina. Estes elementos somados produzem a acidose lática, que está associada a maior mortalidade dos pacientes. A detecção rápida e contínua destas alterações metabólicas – hiperglicemia, ácidos graxos e lactato são necessárias. As medidas para correção destas alterações podem produzir hipoglicemia e acidose hiperclorêmica, desta forma instrumentos que consigam monitorar continuamente em tempo real serão instrumentos fundamentais para a melhor condução clínica do paciente.

Francisco Soriano – Mini CV (Lattes):

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Fisiologia e Biofísica pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (1995). Atualmente é professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atua na FMUSP, no Hospital das Clínicas da FMUSP e no Hospital Universitário da FMUSP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Emergências Clínicas. A área central de pesquisa é sepse envolvendo os seguintes sub-temas, divididos em dois grandes setores: 1- Choque séptico, inflamação, lesão tecidual, falência de múltiplos órgãos, alterações metabólicas, produção de radicais livres e ativação da PARP; 2- em outra linha seguem estudos sobre tolerância ao LPS, regulação imunológica, expressão gênica e apoptose/necrose de linfócitos.

Data:
07/11/2022