Data e horário: 8 de junho (quarta-feira), às 16h.
Local: Instituto de Física, Auditório Abrahão de Moraes.
O Instituto de Física da USP realizará uma roda de conversa sobre as desigualdades educacionais e as intersecções das questões raciais, socioeconômicas e de gênero, e como lidar com tais desafios. O encontro faz parte do Acolhimento IFUSP.
Os convidados serão os professores Alan Alves Brito (Pesquisador UFRGS, alumnus USP) e Graciella Watanabe (UFABC).
Alan Brito, doutor em Ciências pelo IAG-USP, é professor do Instituto de Física da UFRGS, atua em diversas frentes de pesquisa (Programas de Pós-Graduação em Física e em Ensino de Física e no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, Indígenas e Africanos) com temas voltados para a evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de Astronomia Física, incluindo questões decoloniais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas Ciências Exatas.
Graciella Watanabe, doutora em Ensino de Ciências pela USP, é docente na Universidade Federal do ABC e coordenadora do DECiDe (Desigualdade Educacional, Ciência e Democracia), grupo que discute as relações entre Ciência e Democracia), grupo que discute as relações entre ciência e desigualdade educacional em diferentes âmbitos da sociedade.